Surto de gripe. Espanha estuda baixa sem ir ao médico para evitar colapso

8 meses atrás 98

Face ao aumento dos casos de gripe e Covid, a ministra da Saúde de Espanha, Mónica García, anunciou que o ministério vai hoje solicitar às comunidades autónomas que a licença médica de três dias para quem tem doença ligeira possa ser autodeclarada. 

E, como a própria anunciou na Onda Cero, esta é uma medida "que já é estrutural em muitos países" - tal como Portugal. 

Com a auto-justificação de uma doença ligeira "nos primeiros três dias”, Espanha espera assim evitar a sobrecarga nos centros de saúde. 

“Dada a situação atual, pedimos que seja habilitado um sistema para gerir as baixas por gripe e Covid eletronicamente", afirmou Jaume Padrós, presidente do Colégio Oficial de Médicos de Barcelona, através da sua conta na rede social X.

Desta forma, o ministério quer enfrentar o problema atual que tem causado saturação nas emergências e nos centros de saúde em todo o país, mas também pretende estabelecer esta ferramenta como uma possível solução para infeções por gripe, Covid-19 ou outras doenças respiratórias.

Em Portugal, a autodeclaração de doença (ADD) pode ser pedida no SNS 24 por qualquer trabalhador com idade igual ou superior a 16 anos, desde o dia 1 de maio de 2023.

Leia Também: Pedro Nuno promete reformar Seg. Social, carreiras médicas e professores

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo