Suspeito de ligação a ataque contra Vidal-Quadras detido na Colômbia

8 meses atrás 95

Um homem, suspeito de ter colaborado na tentativa de assassinato de Alejo Vidal-Quadras, foi detido, esta quarta-feira, na Colômbia, avança o jornal ABC España. Segundo a publicação, que cita fontes da investigação, não se trata do autor do disparo que feriu o ex-líder do Partido Popular (PP) da Catalunha na cara. 

Já de acordo com a estação Telecinco, o suspeito é um cidadão venezuelano, identificado como G. O. Higuera, sob quem já pendia um mandado de detenção internacional emitido pela Polícia Nacional espanhola e um alerta vermelha emitido pela Interpol por um alegado crime de terrorismo.

Este suspeito tem ligações a três outras pessoas que foram detidas no final de novembro - duas em Granada e outra em Málaga. No entanto, prosseguem ainda as buscas pelo presumível autor do crime, um cidadão francês de origem tunisina com várias condenações anteriores em França.

Recorde-se que o ex-vice-presidente do Parlamento Europeu foi baleado na cara no passado dia 9 de novembro, na via pública, em Madrid. Segundo foi revelado na altura, o político, de 78 anos, estava a caminhar na rua quando foi interpelado pelo atirador, que disparou à queima-roupa e o atingiu na mandíbula. 

Alejo Vidal-Quadras foi eurodeputado pelo Partido Popular entre 1999 e 2014, tendo assumido funções como vice-presidente do Parlamento Europeu entre 2004 e 2007.

Em 2022, após 30 anos de filiação, abandonou o PP, alegando uma falta de democracia interna e por discordâncias com a direção nacional, acabando por juntar-se ao partido de extrema-direita Vox, embora lá só tenha permanecido durante um ano, devido também a divergências com a direção.

Leia Também: Turista morre após cair de altura de 25 metros em Espanha

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo