Taça Asiática arranca hoje: tudo o que precisa de saber sobre a prova!

8 meses atrás 82

Números da Taça Asiática:
18.ª edição
Maior vencedor: 🇯🇵 (4, o último em 2011)
9 campeões: 🇯🇵 🇮🇷 🇸🇦 🇰🇷 🇮🇱 🇰🇼 🇮🇶 🇦🇺 🇶🇦
+ presenças: 🇰🇷, 🇮🇷 , 16
+ jogos: 🇮🇷, 68
+ golos: 🇮🇷, 131
Jogo que + vezes aconteceu: 🇰🇷 vs 🇰🇼 (8) pic.twitter.com/ViDaaEcGQ6

— Playmaker (@playmaker_PT) January 12, 2024

Arranca, esta sexta-feira, a maior competição entre nações do futebol na Ásia. A Taça Asiática segue para a sua 18º edição, contando, assim, com uma recheada história. O Playmaker reuniu um conjunto de dados estatísticos sobre a prova que irá ser realizada no Catar.

A competição, desde a sua primeira realização em 1956, teve nove campeões diferentes, entre os quais o Irão (3), a Arábia Saudita (3), a República da Coreia (2), Israel (1), o Koweit (1), o Iraque (1), a Austrália (1) e o Catar (1). No entanto, o maior vencedor é o Japão, que levantou o troféu em quatro ocasiões, sendo a última conquista em 2011.

A República da Coreia e o Irão são as formações que mais vezes alcançaram a fase final do torneio: 16 vezes. Desta forma, as seleções encontraram-se em diversas ocasiões, oito vezes para ser preciso, o duelo mais vezes disputado. Os Príncipes da Pérsia também se destacam no capítulo de encontros (68 partidas), bem como nos golos (131 disparos certeiros).

Curiosidades sobre os convocados da Taça Asiática:
+ velho: 🇹🇭 Tedsungnoen (39 anos)
+ novo: 🇰🇬 Almazbekov (18A)
Clube + representado: 🇲🇾 Johor (15J)
Campeonato + representado: 🇶🇦 Catar (34J)
3 jogadores da Liga 🇵🇹: 🇮🇷 Taremi, 🇮🇶 Rashid, 🇯🇵 Morita pic.twitter.com/M4PJTa2Q0p

— Playmaker (@playmaker_PT) January 12, 2024

Quando nos remetemos à convocatória, Siwarak Tedsungnonen, da Tailândia, salta-nos à vista pela sua idade: o experiente guarda-redes possui 39 anos, mas o número não o impede de fazer parte das opções do técnico Masatada Ishii. 

Já o atleta mais novo que estará presente na disputa será Beknaz Almazbekov, de 18 anos, que atua ao serviço do Galatasaray e que irá representar o Quirgistão. 21 anos separam então o jogador mais velho e o avançado dos aslanlar.

O Johor FC, emblema da Malásia, pode estar orgulhoso do seu trabalho. Os Tigres do Sul conseguiram colocar 15 futebolistas na competição, 13 deles representando o país em que jogam. Já o Catar, o anfitrião da competição, possui o campeonato com maior representação (15 jogadores).

Também a liga lusitana terá rostos conhecidos a atuar na Taça Asiática. Mehdi Taremi (FC Porto), Osama Rashid (FC Vizela) e Hidemasa Morita (Sporting) irão entrar em campo pelo Irão, Iraque e Japão, respetivamente.

Em toda a história da prova, Yasuhito Endo é o atleta com mais jogos na prova, com 21, seguido do iraquiano Younis Mahmoud (20). Ignaty Nesterov, que ocupa o terceiro posto desta lista, está à frente noutro requisito: o guardião usbequistanês é o interveniente com mais participações. Cinco, para ser exato.

Hoje arranca mais uma edição da Taça Asiática: 🇯🇵 Endo é o jogador com + jogos na história da competição, enquanto 🇺🇿 Nesterov é o jogador com + participações na prova (5) pic.twitter.com/sTb0kdweLc

— Playmaker (@playmaker_PT) January 12, 2024

Ler artigo completo