Tadej Pogacar sagra-se campeão mundial com ataque... a 100 km da meta

2 horas atrás 22

Que adjetivos podem classificar o que Tadej Pogacar fez este domingo na Suíça? O esloveno acaba de se sagrar campeão mundial de fundo, após atacar a 100 quilómetros da meta, isso mesmo, leu bem, a uma centena de quilómetros da linha final!

O ciclista da Emirates, de 26 anos, surpreendeu o pelotão de longe e, à exceção do francês Pavel Sivakov, que o acompanhou durante algum tempo, até aos 50 quilómetros finais, mais ninguém o apanhou, tendo percorrido, isolado, esta parte final do percurso.

Relacionadas

Nos últimos 20 quilómetros, o esloveno acusou algum desgaste, vendo os adversários, entre eles o belga Remco Evenepoel (duplo campeão olímpico em Paris'2024 e bicampeão mundial de contrarrelógio), o holandês Mathieu van der Poel (este o detentor do título), reduzir diferenças, mas resistiu, para terminar com 35 segundos sobre o australiano Ben O'Connor e mais um pouco para Mathieu van der Poel.

Depois de ter feito história, ao tornar-se no primeiro ciclista, depois de Marco Pantani em 1998, a vencer no mesmo ano Giro e Tour, Pogacar junta o título mundial a estas duas conquistas, num 2024 que dificilmente será melhor...a não ser que tente agora vencer as três Grandes Voltas por etapas na mesma temporada. É ciclista para isso, depois do que tem demonstrado nesta sua ainda curta carreira.

Quanto aos portugueses, João Almeida desistiu devido a queda ainda na primeira parte dos 270 quilómetros do percurso.

(em atualização)

Ler artigo completo