Taiwan suspende viagens em grupo para a China continental

7 meses atrás 83

Em comunicado, o departamento de Turismo do ministério dos Transportes e Comunicações de Taiwan afirmou que as agências de turismo "não estão autorizadas a organizar viagens" para a China a partir de 1 de junho, instando-as a não atrair turistas, "para evitar conflitos", segundo a agência noticiosa estatal CNA.

Para os grupos que planeiam viajar entre 01 de março e 31 de maio, as viagens continuam a ser permitidas, no interesse de "proteger a indústria das viagens e o consumo dos turistas".

A agência governamental afirmou que planeia retomar as viagens de grupo de taiwaneses à China continental após o Festival da Primavera deste ano, mas acabou por optar por suspender estas viagens porque a China "não tomou quaisquer medidas" para que grupos dos seus cidadãos visitassem Taiwan.

Outra razão subjacente à decisão foi a recente alteração "unilateral" das operações de várias rotas aéreas chinesas, incluindo a M503, que "terá um impacto na segurança dos voos", afirmou o ministério do Turismo.

Na semana passada, a Administração da Aviação Civil da China (CAAC) anunciou a modificação de várias rotas aéreas perto da linha média do Estreito da Formosa, uma decisão que foi fortemente criticada pelas autoridades de Taiwan.

O Conselho para os Assuntos Continentais de Taiwan emitiu um comunicado a exigir que Pequim "ponha imediatamente termo a essas operações de voo", alegando que as novas rotas "não só não respeitam a segurança da aviação e desrespeitam Taiwan", como também constituem uma tentativa de "alterar o 'status quo' no estreito".

A este respeito, o departamento de Turismo da ilha apelou à China para que "mude a sua atitude" e mostre "boa vontade" para com Taiwan, de modo a que as viagens em grupo através do Estreito possam ser retomadas "o mais rapidamente possível".

Leia Também: Taiwan deporta para a Malásia três chineses que pediram asilo político

Ler artigo completo