«Tão inesquecível como aquela noite de Viena»: todas as reações à morte de Artur Jorge

6 meses atrás 62

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

11:52

Antigo treinador tinha 78 anos

Ao Minuto

há 2 min 11:52

Shéu Han: «Foi sempre uma referência»

Shéu Han, antigo jogador do Benfica e atualmente na estrutura dos encarnados, também já manifestou pesar pela morte de Artur Jorge: "É um dia triste. Dar um abraço de solidariedade à família. Foi um colega excecional, tive o privilégio de poder dividir o mesmo balneário. Foi sempre um elemento muito solícito em relação aos mais novos. Transmitia algo diferente daquilo que era normal na altura. Foi sempre uma referência", começou por referir em declarações BTV.

E prosseguiu, falando de Artur Jorge como treinador: "Sempre muito preocupado. Agradeço ter-me convidado para ser seu adjunto, mas na altura achava que não estava preparado para isso. Era um gesto de confiança que tinha para com os mais novos. Era um treinador muito organizado e que queria sempre levar as coisas no sentido mais construtivo. Marcou-nos muito".

há 10 min 11:44

Nota de pesar da Liga Portugal

"A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Artur Jorge, antigo internacional português, que se notabilizou tanto como jogador e treinador ao serviço de FC Porto, Benfica e Académica.

Natural do Porto, Artur Jorge nasceu a 13 de dezembro de 1946. Enquanto jogador, começou a carreira no FC Porto, destacou-se na Académica e foi no SL Benfica que conquistou quatro títulos de campeão nacional, assim como duas Taças de Portugal. Foi internacional português por 16 vezes.

Terminada a carreira com 215 golos em 316 jogos, enveredou pela carreira de treinador, assumindo o comando técnico de Belenenses, Portimonense e depois FC Porto, clube que conduziu à conquista da então chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1987, assim como a três títulos nacionais e uma Taça de Portugal. No estrangeiro, venceu troféus em França, pelo Paris Saint-Germain, na Rússia e na Arábia Saudita, tendo assumido igualmente o papel de Selecionador Nacional em duas ocasiões.

À família enlutada e a todos os adeptos em geral, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências".

há 11 min 11:43

«O Artur será sempre uma das figuras mais importantes e respeitadas do futebol português»

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, já manifestou o seu profundo pesar. "Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento de Artur Jorge e as minhas primeiras palavras são para a sua família e amigos próximos, neste momento de profunda dor. O Artur será sempre uma das figuras mais importantes e respeitadas do futebol português. O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol deve ao Artur Jorge a liderança da primeira comissão executiva. Trata-se de um dos nossos pais fundadores, a quem devemos a coragem, o espírito de missão e o sacrifício para dar vida a estrutura sindical, em plena ditadura. Quis o destino que nos deixasse na véspera do aniversário da organização que ajudou a fundar, sendo da mais inteira justiça, em nome de todos os futebolistas, das mais diversas gerações, prestar-lhe a mais sincera homenagem", pode ler-se em comunicado.

"O Sindicato e os Jogadores têm memória, nunca o esqueceremos e tudo faremos para preservar o seu legado pessoal, bem como os ensinamentos que a sua geração nos deixou", conclui-se.

Um homem bom, que respirava futebol e esteve sempre do lado das causas certas. Descanse em paz Artur Jorge, obrigado pelas coisas bonitas."

há 15 min 11:38

«O homem que deu dignidade ao futebolista em Portugal»: a reação oficial do Benfica à morte de Artur Jorge

Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, foi o porta-voz da reação oficial do clube encarnado à morte de Artur Jorge: "Em nome do Sport Lisboa e Benfica, um sentido de pêsames à família de Artur Jorge. Em recordo o Sr. Artur Jorge porque eu já tenho idade e lembro-me do Sr. Artur Jorge vir de Coimbra para o Benfica e para mim há três marcas: o jogador, e também o goleador, depois o treinador, com conquistas, e depois um elemento importante neste tempo. O Sr. Artur Jorge foi um dos homens do Benfica e de outros clubes que deu sentido ao sindicalismo no futebol português. A dignidade do futebolista também teve nele uma marca e uma referência, mas para mim, como benfiquista, recordo aquela subtileza e aquela mestria, aqueles golos de cabeça que no velho estádio me fizeram saltar tantas e tantas vezes. Repito, o Sport Lisboa e Benfica expressa os sentidos pêsames. Eu recordo o jogador, o treinador e também o homem que deu dignidade ao futebolista em Portugal. Estou certo que, onde quer que esteja, que estaremos a acompanhá-lo."

«O homem que deu dignidade ao futebolista em Portugal»: a reação oficial do Benfica à morte de Artur Jorge

há 17 min 11:37

«Para sempre um nome ligado ao nosso futebol»

Para sempre um nome ligado ao nosso futebol. Descansa em paz, Artur Jorge. pic.twitter.com/uB0wCRjItp

— Portugal (@selecaoportugal) February 22, 2024

há 17 min 11:36

Valdo: «Era uma pessoa fantástica»

Valdo, treinado por Artur Jorge no PSG, também já reagiu à morte de Artur Jorge: "Foi com grande tristeza que fiquei a saber da morte de Artur Jorge, com quem tive o privilégio de trabalhar no PSG e como seu adjunto na Argélia, em 2016. É um dia muito, muito triste. Além do grande profissional que foi, era uma pessoa fantástica. É uma perda muito grande. Era um homem muito recatado e dotado de uma capacidade intelectual bem acima da média. Era amigo do seu amigo e eu tive o privilégio de conviver com ele na Argélia, morávamos juntos no mesmo apartamento. Aprendi muito com ele e, ao contrário do que muita gente pensava, era muito engraçado", disse à BTV. 

há 23 min 11:30

André Villas-Boas: «Até sempre, Artur Jorge»

André Villas-Boas, candidato à presidência do FC Porto, reagiu através do Instagram à morte de Artur Jorge. 

há 40 min 11:13

António Bastos Lopes: «Um dos pontas de lança com pezinhos de ouro»

António Bastos Lopes, antigo jogador do Benfica, também já reagiu à morte de Artur Jorge: "Joguei com ele nos seniores do Benfica. Um dos pontas de lança com pezinhos de ouro, não se dava por ele mas desde que houvesse cruzamento era o Arthur Jorge que aparecia para cabecear e fazer o golo. Muito inteligente, muito sério no que fazia. Depois vimos a qualidade dele como técnico", afirmou à BTV.

há 42 min 11:11

Toni: «O futebol fica mais pobre»

Toni reagiu à morte de Artur Jorge em declarações à BTV: "É uma notícia que nos deixa tristes porque, embora sendo quase uma morte anunciado , fruto da doença que tinha há muito, é uma parte de nós que parte. Conheci o Artur Jorge quando eu era júnior do Anadia e ele era júnior do FC Porto. Tivemos confrontos para o campeonato, cimentámos a nossa amizade na Académica e depois tivemos momentos bons enquanto jogadores, partilhando as cores do Benfica. Depois, cada um seguiu a sua carreira. É um treinador que marca a história do FC Porto, tendo sido o primeiro a ser campeão europeu. O futebol fica mais pobre. São palavras sentidas para alguém que deu um contributo ao futebol como jogador, treinador e selecionador".

O antigo jogador do Benfica também deixou elogios à qualidades de Artur Jorge enquanto futebolista: "Era um jogador, fino, inteligente, elegante, com um sentido de oportunidade muito grande e com um futebol de cabeça muito forte".

há 48 min 11:06

Notícia já em França

A morte de Artur Jorge está igualmente em destaque no 'L'Équipe': o treinador português conquistou a liga e uma Taça de França ao serviço do PSG 

há 1 horas 10:52

Até sempre, Eterno Mister Os meus mais sinceros pêsames a toda a sua familia. Descanse em Paz. #ArturJorge pic.twitter.com/AbVvhGtfJM

— Paulo Futre (@PauloFutre) February 22, 2024

há 1 horas 10:43

"Tão inesquecível como aquela noite de Viena"

O FC Porto já reagiu à morte do seu antigo treinador: "Tão inesquecível como aquela noite de Viena. Artur Jorge será sempre um de nós. Até sempre, Mister", pode ler-se nas redes sociais dos dragões

Tão inesquecível como aquela noite de Viena. Artur Jorge será sempre um de nós.

Até sempre, Mister

O FC Porto envia sentidas condolências à família e amigos. pic.twitter.com/37f7LjAo28

— FC Porto (@FCPorto) February 22, 2024

há 1 horas 10:42

Morreu Artur Jorge

O futebol português está de luto. Artur Jorge, antigo selecionador nacional e treinador de FC Porto e Benfica, faleceu esta quinta-feira aos 78 anos, vítima de doença prolongada.

Por Record

Notícias Mais Vistas

Sorteio resultou num duelo inusitado. "É uma pena jogarmos contra o nosso próprio clube", disse a treinadora das sub-19

Antigo treinador tinha 78 anos

Equipa capitaneada pelo argentino bateu em casa o Salt Lake City por 2-0

Diretor desportivo do Fenerbahçe desmente rumor lançado por jornal próximo do rival Galatasaray

Notícias Vídeos Diretos Fotos
Ler artigo completo