TAP melhora classificação no AirHelp Score 2023. SATA avaliada pela primeira vez

10 meses atrás 75

A Qatar Airways é novamente eleita como a melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking da AirHelp.

A TAP Portugal melhorou os resultados no AirHelp Score 2023  e está em 31º lugar, isto num ranking em que a Qatar Airlines é a melhor do mundo com uma pontuação global de 8,38.

Em análise estiveram 83 companhias aéreas e a TAP encontra-se com uma pontuação global de 7,16. Em comparação ao ano passado, a TAP subiu dois lugares.

A Azores Airlines é avaliada pela primeira vez e situou-se na 76ª posição, com uma pontuação de 5,71.

“A AirHelp, maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, apresentou os resultados do seu ranking anual AirHelp Score 2023 onde avalia a performance de várias companhias aéreas e aeroportos a nível mundial”, lê-se no comunicado.

A classificação AirHelp Score, que existe desde 2015 (tendo sido interrompida no período da pandemia de Covid-19), baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área.

Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.

É aqui que a TAP surge a apresentar uma subida no ranking. Se em 2022 tinha apresentado uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019, este ano o mesmo se volta a verificar.

Apesar de ter piorado a sua pontuação na pontualidade (5,70), melhorou nas outras duas áreas – qualidade do serviço (7,90) e gestão de reclamações (7,80).

“Pela primeira vez, o AirHelp Score analisou também a performance da SATA Azores Airlines. Esta companhia aérea portuguesa entrou diretamente para a 76ª posição (em 83 companhias analisadas) com uma pontuação global de 5,71 (pontualidade: 6,90; qualidade do serviço: 7,70; e gestão de reclamações: 2,25)”, lê-se no comunicado.

Qatar Airlines lidera ranking

Esta companhia mantém a sua posição desde 2018 e alcançou, este ano, uma pontuação global de 8,38: 8,80 na consideração do cliente; 8,00 no tratamento de reclamações e 8,40 na pontualidade.

Em segundo lugar está a Eurowings, que obteve 8,27 pontos no total.

A companhia aérea polaca LOT Polish está em terceiro lugar, com uma pontuação de 8,11.

As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes.

Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022.

Assim, a LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top dez, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (terceira posição em 2022), a LATAM Airlines (quinta posição em 2022) e a Japan Airlines (nona posição em 2022).

A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição.

Já a Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos.

Duas outras companhias aéreas que se destacam pelo seu bom desempenho em 2023 são a finlandesa Finnair e a Atlantic Airways, que registam as maiores subidas – da 27ª para a 13ª e da 35ª para a 21ª, respetivamente.

A British Airways, por outro lado, cai do 47º lugar em 2022 para o 82º em 2023, ocupando o penúltimo lugar do ranking (82ª posição).

O AirHelp Score 2023 é o décimo relatório da organização desde que esta iniciou as suas avaliações em 2015. Para determinar a classificação das companhias aéreas, a AirHelp considera três áreas: processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço.

Ler artigo completo