Taxa de desemprego desce para 6,4% na zona euro em janeiro

6 meses atrás 45

Na União Europeia, a taxa de desemprego manteve-se nos 6%, sendo que, segundo estimativas do Eurostat existiam 13.144 milhões de pessoas na UE, sendo 11.009 pertencentes à Zona Euro, desempregadas em janeiro deste ano.

A taxa de desemprego em janeiro fixou-se nos 6,4% na Zona Euro, o que representa uma descida face ao valor registado no mês anterior e no período homólogo. Já na União Europeia (UE) a taxa manteve-se estável nos 6%, segundo dados do Eurostat.

Segundo as estatísticas do Eurostat existiam 13.144 milhões de pessoas na UE, sendo 11.009 pertencentes à Zona Euro, desempregadas em janeiro deste ano.

Malta foi o país da Europa onde se registou a taxa de desemprego mais baixa, de 2,6%, seguida da Polónia, com 2,9% e da República Checa, com 3%. Por outro lado, Espanha atingiu a taxa mais alta, com 11,6%, seguida da Grécia, com 10,4% e da Suécia, com 8,1%. Em Portugal a taxa de desemprego manteve-se estável nos 6,5%.

Cerca de 2.898 milhões de jovens, com idade abaixo dos 25 anos, estavam desempregadas na UE em janeiro, dos quais 2.315 milhões estavam na Zona Euro. Em janeiro a taxa de desemprego jovem era de 14,9% na UE e de 14,5% na Zona Euro, ambas estáveis em comparação com o mês anterior.

A Alemanha apresentou a taxa de desemprego jovem mais baixa, de 5,7%, enquanto Espanha atingiu a taxa mais elevada, de 28,6%. Portugal registou um aumento na taxa de desemprego jovem em janeiro face a dezembro, tendo-se situado nos 23,3%.

A taxa de desemprego das mulheres foi de 6,3% na EU em janeiro, enquanto a taxa de desemprego dos homens se situou nos 5,7%. Já na Zona Euro as taxas de desemprego mantiveram-se estáveis, com a das mulheres a situar-se nos 6,8% e a dos homens nos 6,2%.

Malta e República Checa foram os países que apresentaram a taxa de desemprego nos homens mais baixa, de 2,5%, enquanto Espanha registou a mais elevada de 10,1%. Já a taxa de desemprego mais baixa das mulheres foi de 2,8%, em Malta, e a mais alta foi de 13,2%, atingida por Espanha e na Grécia.

Em Portugal a taxa de desemprego nos homens situou-se nos 6,1%, um valor que representa uma descida face a dezembro, enquanto nas mulheres a taxa de desemprego apresentou uma subida, para 6,9% em janeiro.

Ler artigo completo