Técnico do Vasco criticado após ataque machista: «Complicado que no VAR tenha de decidir uma mulher»

5 meses atrás 92

Ramón Díaz, treinador do Vasco da Gama, está a ser fortemente criticado no Brasil, depois de ter feito comentários machistas para com a responsável do VAR na partida com o RB Bragantino (2-1), referente à jornada inaugural do Brasileirão.

«Em relação aos árbitros, não podemos falar muito, existe o VAR. Na última partida, em casa, uma senhora, uma mulher, interpretou um penálti de outra maneira. É complicado que, no VAR, tenha que decidir uma mulher, porque o futebol é tão dinâmico, com tanta pressão e decisões muito rápidas», afirmou o técnico argentino, no final do jogo.

O técnico até se tentou explicar pouco depois, mas foi tarde demais: «Se interpretaram algo mal da minha declaração, quero pedir desculpas. O que eu quis dizer foi que uma só pessoa não pode tomar uma decisão tão importante, tal como é a participação do VAR no futebol. Se isso foi mal interpretado, peço desculpa, não foi a minha intenção.»

Perante estes comentários, a Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado onde deixou duras criticas e repudiou as declarações de Ramón Díaz.

«É com imensa repulsa e indignação que a Federação Paulista de Futebol (FPF) recebe os comentários machistas do técnico do Vasco, Ramón Díaz, feitos nesta quarta-feira (17), após o jogo do Brasileirão, nos quais desrespeita a árbitra mundialista [Esteve presente no Mundial Feminino 2023] Daiane Muniz, integrante do quadro da FIFA. É lamentável que o futebol ainda seja cenário para declarações retrógradas e ignorantes, principalmente vindas de alguém que ocupa uma posição de grande visibilidade e importância num clube tão relevante do futebol nacional.

A FPF expressa profundo pesar pelo fato de mulheres que amam e vivem o nosso futebol serem confrontadas com comentários tão desprezíveis como estes. A entidade reitera o seu compromisso em continuar a combater veementemente este tipo de comportamento, procurando garantir que situações semelhantes jamais voltem a ocorrer», lê-se no comunicado.

Na base das críticas de Ramón Díaz está um alegado lance de grande penalidade sobre Rodrigo Ely, onde a equipa de arbitragem assinalou, inicialmente, penálti, mas, após apoio do VAR, alterou a decisão.

Ler artigo completo