Técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica suspendem greve de 7 de junho

3 meses atrás 65

STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica justifica, este sábado, a decisão com “o compromisso” assumido pelo Ministério da Saúde e a disponibilidade para a resolução das matérias que afetam os trabalhadores. Para 25 de junho está marcada nova reunião entre as partes.

O STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica anunciou a suspensão da greve de dia 7 de junho.

“Perante o compromisso assumido pelo Ministério da Saúde, na reunião realizada no passado dia 28 de maio, e a disponibilidade para a resolução das matérias que afetam os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, o STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica entendeu estarem reunidas as condições para suspender as ações de luta e protesto planeadas”, justifica a estrutura sindical em comunicado enviado às redações.

Na reunião, a tutela a tutela comprometeu-se a resolver, durante o verão, “as arbitrariedades e injustiças que afetam os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e que não carecem de inclusão no protocolo negocial”, refere o documento.

A saber: 1) O reconhecimento do ponto e meio a atribuir por efeito da avaliação de desempenho por cada ano de trabalho, independentemente de ser tempo avaliado ou não e sobretudo do vínculo laboral em causa; 2) Reconstituição do descongelamento e da progressão da carreira dos TSDT, com aplicação dos retroativos a 2019 a todos os TSDT; 3) Correção das inversões remuneratórias e contabilização do tempo em CTFP a termo certo e incerto, independentemente do vínculo contratual.

Para 25 de junho está agendada nova reunião para estabelecimento do Protocolo Negocial com as matérias que exigem negociação.

“Este compromisso representa um avanço na necessidade de clarificação e correção urgente das desigualdades da aplicação dos pontos, retroativos e várias injustiças relativas aos TSDT, independentemente do vínculo contratual. A decisão anunciada pelo Ministério da Saúde em resolver estas matérias fundamentais, indica a intenção de serem resolvidas estas diferenças e iniquidades que existem entre TSDT, mas também com outros profissionais de saúde”, afirma Luís Dupont, presidente do STSS.

Integram a carreira especial de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e a carreira de TSDT, os trabalhadores cujas funções correspondam a profissões de saúde que envolvam o exercício de atividades técnicas de diagnóstico e terapêutica, designadamente relacionadas com as ciências biomédicas laboratoriais, da imagem médica e da radioterapia, da fisiologia clínica e dos biosinais, da terapia e reabilitação, da visão, da audição, da saúde oral, da farmácia, da ortoprotesia e da saúde pública.

Ler artigo completo