Tecnológicas animam bolsas asiáticas em tempos de incerteza. Europa aponta para o verde

3 horas atrás 18

O otimismo vivido no setor tecnológico norte-americano na sessão de segunda-feira chegou à Ásia, mas não foi o suficiente para deixar todas as principais praças da região no verde.

O índice MSCI Asia Pacific, "benchmark" para a região, chegou a crescer 0,7% esta terça-feira, à boleia da valorização de fabricantes de "chips", como a Taiwan Semiconductor Manufacturing, mas entretanto apagou grande parte desses ganhos e terminou a sessão a valorizar apenas 0,1%.

E grande parte da pressão sobre este índice veio da China. Tanto o Hang Seng, de Hong Kong, como o Shanghai Composite, encerraram a sessão desta segunda-feira com desvalorizações consideráveis, ao caírem 2,3% e 1,2%, respetivamente. Os investidores continuam à espera de estímulos para revitalizar a segunda maior economia do mundo e as promessas do ministro das Finanças num "briefing" no sábado parecem já não estar a ser suficientes para devolver o otimismo aos mercados.

No Japão, o Topix contrariou a tendência negativa da China e acabou por encerrar a crescer 1%. As praças nipónicas foram animadas pela entrada da Tokyo Metro Co. em bolsa – a maior no país em seis anos -, que conseguiu angariar 348,6 mil milhões de ienes na sua oferta pública inicial. O valor ficou muito acima das expectativas do mercado.

Pela Europa, a negociação de futuros aponta para uma abertura no verde, com o otimismo em torno das ações tecnológicas a animar as bolsas. O Euro Stoxx 50 avança 0,2% no "premarket".

Ler artigo completo