Telegram: Juiz espanhol volta atrás no bloqueio da aplicação

1 mes atrás 32

Afinal, o Telegram não vai ser suspenso em Espanha. Depois de na passada sexta-feira, 22 de março, o juiz espanhol Santiago Pedraz ter ordenado o bloqueio da aplicação, nesta segunda-feira o mesmo juiz voltou atrás na decisão de bloqueio do Telegram.

A justiça espanhola tinha emitido uma ordem de bloqueio, após várias empresas de comunicação como a Atresmedia, Movistar, Antena 3, EGEDA, Mediaset e Telefonica terem reclamado que o Telegram estava a permitir que os usuários partilhassem conteúdo seu de forma ilegal e sem permissão.

Hoje a suspensão foi levantada, e o bloqueio está pendente de um relatório policial sobre a plataforma e “o impacto que a suspensão temporária poderia ter sobre os utilizadores”, revela o site Deutsche Welle. De acordo com fonte do tribunal, caberia às operadoras de telecomunicações bloquear os serviços do Telegram.

O grupo de defesa do consumidor espanhol Facua classificou a decisão como desproporcional, alertando que causaria “enormes danos” a milhões de utilizadores da plataforma, de acordo com a agência Reuters.

“É como se desligassem a internet porque existem sites que armazenam ilegalmente conteúdo protegido por direitos de autor”, disse o secretário-geral da Facua, Ruben Sanchez.

O Telegram é uma aplicação de mensagens instantâneas, que está atualmente sediada no Dubai e que contabiliza mais de 700 milhões de utilizadores, segundo dados da empresa de origem russa. O Telegram é o quarto serviço de mensagens mais utilizado em Espanha, de acordo com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CNMC na sigla em espanhol). É usado por cerca de 19% dos utilizadores espanhóis de internet.

Ler artigo completo