Telles assessora Explorer no investimento na Gosimac

1 mes atrás 39

O fundo de capital de risco Explorer IV adquriu uma participação maioritária de 60% no capital social da empresa de componentes para indústria e maquinaria. A equipa multidisciplinar da Telles envolvida nesta operação foi liderada pela sócia Mariana Ferreira Martins e pelo associado sénior José Maria Braga da Cruz.

A sociedade de advogados Telles assessorou juridicamente o fundo de capital de risco Explorer IV, cuja sociedade gestora é a Explorer Investments, na aquisição de uma participação maioritária de 60% no capital social da Gosimac – Maquinações.

A equipa multidisciplinar do escritório envolvida nesta operação foi liderada pela sócia Mariana Ferreira Martins, da área de Corporate, Transacional e Private Equity, e pelo associado sénior José Maria Braga da Cruz, do mesmo departamento.

O negócio veio a público na terça-feira, mas o valor associado não foi tornado público. Sabe-se apenas que o fundo Explorer IV assume o papel de acionista maioritário da Gosimac e os atuais acionistas desta empresa de componentes (automóveis, elétricos e para satélites e estruturas de foguetões) ficam com uma posição de 40% no capital e continuam envolvidos na gestão.

O CEO da Gosimac, aquando da divulgação do investimento, afirmou que acredita que “a partilha de conhecimento e de experiências entre a Gosimac e a Explorer” permitirá à empresa “crescer de forma exponencial”.

“Com este reforço acionista a Gosimac vai poder, não só crescer em termos de dimensão, mas também profissionalizar as suas equipas de gestão, proporcionando deste modo um serviço mais personalizado e próximo dos nossos clientes, que sempre foi e continuará a ser o principal foco da empresa”, explicou Pedro Gonçalves.

Pedro Coutinho, partner da Explorer Investments, disse que “esta aquisição enquadra-se na estratégia de investimento do fundo IV, de reforço do apoio às empresas nacionais líderes de mercado com elevado potencial de crescimento e rentabilidade”.

Fundada em 1982, a Gosimac gera mais de 80% das suas vendas no mercado internacional e está localizada no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal.

“Desenvolve os seus serviços nas tecnologias da maquinação, onde tem vindo a conquistar o seu lugar enquanto empresa sólida. ​A sua atividade principal consiste no projecto e fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria, bem como o fabrico de peças diversas para equipamentos industriais, fieiras, calibradores para perfis e moldes”, lê-se na síntese publicada online.

Ler artigo completo