Tem um carro com 10 anos? Governo paga se trocar por um elétrico

3 horas atrás 21

O Fundo Ambiental tornou público um novo aviso que detalha as condições de acesso a apoios para a compra de veículos elétricos ligeiros.

Foi ontem tornado público um aviso do Fundo Ambiental que discrimina os termos de acesso aos apoios de incentivo à compra de veículos elétricos ligeiros.

No passado dia 4 de outubro, foram aprovadas 13 medidas no âmbito do Pacote Mobilidade Verde entre as quais um incentivo de quatro mil euros (cinco mil euros, no caso de IPSS) à compra de veículos elétricos ligeiros.

Carros estacionados© Anne Nygard / Unsplash

Quais as condições?

O Governo de Luís Montenegro disponibilizou uma verba de 23,5 milhões para esta medida, porém este incentivo vem com condicionantes:

Apenas abrange veículos elétricos ligeiros de passageiros novos até 38 500 euros (IVA incluído); Obrigatório entregar para abate um carro com motor a combustão com 10 ou mais anos; O apoio só é válido para veículos adquiridos e matriculados a partir de 1 de janeiro de 2024.

Como me posso candidatar a este apoio?

As candidaturas são feitas exclusivamente online. Para submeter a candidatura, é necessário apresentar a seguinte documentação:

Fatura e respetivo recibo de aquisição datados após 1 de janeiro de 2024, em nome de candidato e com o número do chassis do veículo; Comprovativo de matrícula em nome do beneficiário, através do Documento Único Automóvel (se aplicável); Comprovativo de abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos passado em nome do candidato após 1 de janeiro de 2022; Identificação pessoal: Nome, Número de Identificação Fiscal, Número de Identificação de Segurança Social e Número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade; Certidão de não dívida do beneficiário perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e perante a Segurança Social; IBAN.

Se o candidato for uma empresa, além destes documentos, será necessário entregar:

Cópia de Certidão de Registo Comercial ou código de acesso à certidão permanente; Identificação dos representantes legais da empresa (Número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade).

Se o automóvel for adquirido por locação financeira, deve ser apresentada uma cópia completa do contrato, indicando uma duração mínima de 24 meses e uma data posterior a 1 de janeiro de 2024.

Uma vez que este apoio é limitado, quando o número máximo for atingindo, as candidaturas validadas serão colocadas em Lista de Espera. Para este ano estão previstos 1050 incentivos. O formulário de candidatura só ficará disponível após publicação do aviso no Diário da Republica.

Em caso de dúvida pode consultar a página oficial do aviso.

Ler artigo completo