Tem uma startup e gostava de ir a eventos no estrangeiro? Já abriram candidaturas a apoios

9 meses atrás 66

As empresas tecnológicas podem candidatar-se à conferência 4YFN até 9 de janeiro, no âmbito do Business Abroad, e até 29 de fevereiro para as outras cimeiras em Espanha (South Summit), França (VivaTechnology), Brasil (Web Summit Rio e Startup Summit) e Canadá (Collision).

A Startup Portugal abriu esta semana as candidaturas para o programa de apoio ao empreendedorismo “Business Abroad”, que se destina a startups portuguesas que pretendem estar presentes em eventos de tecnologia no estrangeiro e melhorar as hipóteses de internacionalização.

As inscrições, sujeitas a aprovação, podem ser apresentadas por empresas independentes com um produto/serviço próprio até 9 de janeiro para a feira 4YFN e até 29 de fevereiro para as outras conferências em Espanha (South Summit), França (VivaTechnology), Brasil (Web Summit Rio e Startup Summit) e Canadá (Collision Conf).

Como a Web Summit Rio (Brasil) e a latina South Summit foram as duas conferências que suscitaram mais interesse e participação de startups portuguesas em 2023, no próximo ano aposta também se centrará nestes mercados: Startup Summit (Florianópolis) e 4YFN / Four Years From Now (Barcelona).

O apoio abrange o bilhete de entrada, o acesso à área de exposição nas conferências, a eventos paralelos de networking com investidores e outros operadores do ecossistema, a consultoria por parte das equipas da AICEP nos diferentes países, sessões de pitch, entre outros.

Quais são os eventos disponíveis no “cardápio”?

4YFN (Four Years From Now) – 26 a 29 de fevereiro, Barcelona (Espanha) Web Summit Rio – 15 a 18 de abril, Rio de Janeiro (Brasil) VivaTech – 22 a 25 de maio, Paris (França) South Summit – 5 a 7 de junho, Madrid (Espanha) Collision – 17 a 20 de junho, Toronto (Canadá) Startup Summit – 14 a 16 de agosto, Florianópolis (Brasil)

“As startups portuguesas têm uma necessidade imperativa de se expandirem para os mercados internacionais, para continuarem a crescer e a missão da Startup Portugal é seguir de perto o processo de internacionalização das empresas. O Business Abroad tem, por isso, este objetivo de apoiar e fomentar a expansão de startups e scale ups já estabelecidas em Portugal e que estejam prontas para dar o próximo passo, além-fronteiras”, afirma o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins.

O responsável de Projetos e Operações na Startup Portugal, Pedro Sacramento, acrescenta: “Parte do crescimento destas empresas passa pela expansão dos seus produtos a outros mercados e iniciativas como o Business Abroad tornam essa expansão mais possível”.

O Business Abroad apoiou aproximadamente 270 startups. Por exemplo, a sheerMe, que criou uma app para marcação de serviços de beleza e bem-estar, entrou no hub tecnológio Porto Maravalley, no Rio de Janeiro, depois de ter participado na Web Summit Rio através deste programa.

Ler artigo completo