Tempestade tropical Bret forma-se no Atlântico ameaçando furacões nas Caraíbas

11 meses atrás 196

A tempestade tropical Bret formou-se segunda-feira no Oceano Atlântico central, alertando os meteorologistas que pode tornar-se num furacão a leste do Caribe na quinta-feira e na República Dominicana e Haiti no fim de semana.

Segundo o National Hurricane Center em Miami, Bret registava na segunda-feira ventos máximos de 65 km/h, enquanto se movia para o oeste através do Atlântico a 33 km/h.

Os meteorologistas esperam que se fortaleça nos próximos dois dias, atingindo a força do furacão de categoria 1 de 120 km/h na noite de quarta-feira, ao se aproximar das Pequenas Antilhas.

Tropical wave in eastern tropical Atlantic is now given a 60% chance of tropical cyclone formation in next 7 days by the National #Hurricane Center. No June on record has had 2 storms form in the tropical Atlantic (south of 23.5°N, east of 60°W). #Bret formed there earlier today. pic.twitter.com/iGtGQg6n8J

- Philip Klotzbach (@philklotzbach) June 19, 2023

Prevê-se que Bret se mova pelas Pequenas Antilhas como um furacão na quinta e sexta-feira e cause inundações, fortes chuvas, tempestades e ondas, segundo o centro, esperando-se que depois enfraqueça lentamente ainda na região leste do Caribe.

"Todos nas Pequenas Antilhas, Porto Rico e Ilhas Virgens devem monitorizar de perto as atualizações da previsão para este sistema e ter o seu plano de furacões em vigor", disse o centro.

O Centro Nacional de Furacões disse também que existe a possibilidade de Bret virar para o norte ou continuar para o oeste no Caribe e ameaçar a República Dominicana, o Haiti e outras ilhas.

"Continua a haver uma incerteza maior do que o normal", disse o centro sobre o caminho previsto para a tempestade.

Tropical Depression 3 is forecast to reach #hurricane strength. Only one Atlantic storm has formed in June in the tropical Atlantic (south of 23.5°N, east of 60°W) and gone on to reach hurricane strength on record: Trinidad (1933). pic.twitter.com/B2ON3xWNCi

- Philip Klotzbach (@philklotzbach) June 19, 2023

Quase um século se passou desde que uma tempestade se transformou num furacão no Atlântico tropical em junho, de acordo com o meteorologista da Colorado State University, Philip Klotzbach.

A última tempestade registada foi em Trinidad em 1933, disse na rede social Twitter.

Ler artigo completo