The Lisbon MBA Católica|Nova sobe 11 posições no Financial Times Global MBA ranking 2024. É agora o 24.º melhor da Europa e o 74.º melhor do mundo. Mantém-se como o único português na seleta lista liderada pela escola de negócios norte-americana Wharton.
O português The Lisbon MBA volta a brilhar num ranking dominado pela formação norte-americana. O programa da joint-venture entre a CATÓLICA-LISBON e a NOVA SBE sobe 11 lugares e torna-se o 74.º melhor do mundo e o 24.º melhor MBA da Europa, de acordo com o Financial Times Global MBA ranking 2024 divulgado ao primeiro minuto desta segunda-feira, 12 de fevereiro.
O programa International MBA do The Lisbon MBA Católica|Nova é o 5.º MBA da Europa a registar maior subida nesta edição do FT, sendo o único MBA em Portugal presente na seleta lista liderada pela escola de negócios da Universidade da Pensilvânia: Wharton.
MIT Sloan School of Management, parceira do The Lisbon MBA, é segunda no ranking de 2024 e a britânica London Business School terceira (pelo que é a primeira europeia da lista). Seguem-se mais três norte-americanas: Cornell University – Johnson; University of Chicago – Booth e Harvard Business School. Em sétimo, eis, de novo, uma europeia: a francesa HEC Paris. Daí e até ao 12.º lugar, onde surge a primeira espanhola e terceira europeia – ESADE Business School -, só há norte-americanas. Seguem-se mais duas e, de novo, uma espanhola, o IE Business School.
No universo dos 100 programas de MBA eleitos pelo Financial Times em 2024, Portugal consolida o seu lugar.
Onde se destaca o The Lisbon MBA
É na componente internacional que o programa da joint-venture entre a CATÓLICA-LISBON e a NOVA SBE mais se destaca: 4.º lugar do mundo no critério International Course Experience. É o resultado das parcerias com escolas de negócio de topo e os programas de intercâmbio com outros MBAs de que o programa de imersão na MIT Sloan School of Management é a cereja no topo do bolo.
O programa português também pontua bem na progressão de carreira dos alunos, surgindo em 18.ª posição na Europa neste indicador, colocando o aumento salarial em 81% três anos após a graduação. O salário médio anual bruto é de 120.575 dólares. De acordo com o FT, trata-se do quinto melhor valor em termos de progressão salarial na Europa.
De referir também que o International MBA obteve um índice de 91% de empregabilidade três meses após a conclusão do programa. Para o êxito do programa contribuem também o aumento da diversidade, que regista já uma média de 60% de estudantes internacionais e 40% de mulheres com as mais diversas experiências profissionais e backgrounds académicos, assim como um corpo docente prestigiado com base na CATÓLICA-LISBON e na Nova SBE, dos quais 40% são professores estrangeiros.
Os protagonistas
Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA, destaca o facto deste ser o único MBA em Portugal continuamente presente no ranking FT e do trabalho contínuo com vista à consolidação do lugar . “Continuamos a expandir as nossas parcerias internacionais e a aumentar a diversidade das turmas – um aspeto fundamental da nossa missão de fomentar o potencial dos nossos alunos como líderes globais e a sua preparação para terem um impacto positivo nas organizações”.
A gestora adianta também que a classe do International MBA 2024 é composta por 62% de estudantes internacionais que representam 13 nacionalidades, dos quais 59% são mulheres, com diferentes formações profissionais e académicas.
Filipe Santos
Pedro Oliveira
Filipe Santos, dean da CATÓLICA-LISBON, e Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, falam a uma só voz quando se trata de comentar a performance, que frisam, é reflexo “do sucesso do programa e da excelente carreira profissional dos seus graduados”.
“Os resultados refletem, também, o sucesso desta parceria que reúne três escolas de renome mundial para colocar Portugal no mapa dos MBAs de excelência, atraindo talentos de todo o mundo para Lisboa”, salientam.
Defendem que o futuro é construído através do “desenvolvimento de talentos e de líderes mais humanos, inovadores e inclusivos, capazes de liderar com propósito” e comprometem-se a “continuar a trabalhar para reforçar o seu posicionamento como escolas de negócios de prestígio mundial, trabalhando em parceria com os melhores para continuar a desenvolver um MBA de excelência”.