O ano de 2023 ficou marcado pelo fim dos impactos da pandemia na aviação.
O tráfego aéreo em Portugal atingiu um máximo histórico em 2023, num total de quase 853 mil voos controlados pela NAV Portugal – Navegação Aérea.
Este registo supera assim, largamente, o ano de 2019 que conta com mais de 816 mil voos e marca definitivamente o fim do impacto da pandemia na aviação, segundo a entidade pública responsável pelo tráfego aéreo no país.
“A superação dos valores de 2019 confirma a retoma acentuada do tráfego após os difíceis anos da pandemia. Quero assinalar a capacidade de resposta das nossas equipas à trajetória acelerada de recuperação do tráfego aéreo com a dedicação e o brio que as caracteriza. A NAV Portugal estabeleceu um novo recorde de tráfego aéreo em 2023, antecipando em vários anos as projeções de tráfego da indústria, sem descurar os elevados níveis de segurança e eficiência, fundamentais para a indústria da aviação”, disse em comunicado o presidente do conselho de administração da NAV Portugal, Pedro Ângelo
Face a 2022, o tráfego aéreo cresceu 12% em 2023, com mais 90 mil voos. Na Torre de Controlo de Lisboa, o número de voos cresceu mais de 12% para 226 mil voos. Já no Porto, a Torre geriu 108 mil movimentos mais 11%. Face a 2019, Lisboa cresceu 2,5% e o Porto subiu 5,6%.
A NAV Portugal assinalou recentemente o registo de 14 milhões de voos controlados nos seus 25 anos de vida.
“O recorde de tráfego aéreo em 2023 é, a meu ver, a melhor forma de marcar o 25º aniversário da NAV Portugal. Desde 1999, os controladores de tráfego aéreo da empresa e as restantes equipas que suportam esta atividade geriram um total de 14 milhões de voos. Continuamos entusiasmados como no primeiro dia em impulsionar o progresso e a inovação na aviação, servindo todos os utilizadores do espaço aéreo nacional e garantindo a segurança dos nossos céus”, segundo Pedro Ângelo da NAV Portugal.