Traficante de migrantes detido no Iraque após investigação da BBC

4 meses atrás 61

A BBC indicou que Majeed, conhecido como "Escorpião" e condenado à revelia na Bélgica em 2022, foi detido depois de ter sido localizado pelos jornalistas em Suleimaniyeh.

Majeed disse aos jornalistas que organizou viagens por rotas clandestinas para milhares de migrantes.

Um porta-voz do governo regional do Curdistão disse à BBC que Majeed foi detido perto de casa e que agora estão a ser examinadas as acusações contra ele e depois será contactada a polícia europeia para que possa ser interrogado.

A BBC explica que entre 2016 e 2021 o grupo liderado por Barzan Majeed controlou a maior parte do tráfico de migrantes entre o continente europeu e o Reino Unido.

Uma investigação policial internacional resultou em condenações em território britânico, França e Bélgica de 26 membros do grupo, mas Majeed fugiu.

Um tribunal belga julgou-o à revelia em 2022 por tráfico de migrantes e condenou-o a 10 anos de prisão e a uma multa de quase um milhão de euros.

Antes de ser localizado pela equipa da BBC, que o entrevistou em Suleimaniyeh, o seu paradeiro era desconhecido.

Majeed negou aos jornalistas ter liderado as operações e disse que os outros acusados o envolveram, ao mesmo tempo que, segundo a BBC, mostrou pouca empatia pelas suas vítimas, dizendo que ninguém as obrigou a embarcar nestas viagens.

Leia Também: Iraque pediu à ONU o fim da sua missão até ao final de 2025

Ler artigo completo