Transferência Bancária: Cuidados a ter

6 meses atrás 46

O consumidor deve saber que existem várias opções para fazer pagamentos de forma simples, cómoda e segura.

O consumidor deve saber que existem várias opções para fazer pagamentos de forma simples, cómoda e segura.

É o caso das transferências bancárias, que são um processo bastante prático e seguro para se conseguir entregar dinheiro a outra pessoa. Pode dizer-se que é apenas necessário que ambos os consumidores possuam uma conta bancária.

É obrigatório aceitar pagamentos através de transferência a crédito?

Não. Ninguém é obrigado a aceitar pagamentos de qualquer bem ou serviço através de transferência a crédito, mas este procedimento é cada vez mais é utilizado. Em Portugal, só as notas e moedas de euro têm curso legal, sendo de aceitação obrigatória como meio de pagamento.

Qual a diferença entre uma transferência intrabancária e uma interbancária?

Nas transferências intrabancárias as contas do ordenante e do beneficiário estão domiciliadas no mesmo banco, ou seja, são transferências entre contas da mesma instituição de crédito.

No caso das transferências interbancárias, as contas do ordenante e do beneficiário estão domiciliadas em bancos diferentes.

As transferências interbancárias podem ainda ser nacionais, se ambos os bancos estiverem localizados no mesmo país, ou transfronteiriças, se os prestadores estiverem localizados em países diferentes.

Que informação é necessária para efetuar uma transferência?

Para executar transferências a crédito têm de ser facultados os seguintes elementos de informação:

Nome do ordenante e/ou IBAN da conta de pagamento do ordenante; Montante da transferência a crédito; IBAN da conta de pagamento do beneficiário.

Para além destas informações, caso estejam disponíveis, deve ser dado o nome do beneficiário e os dados de envio (informação adicional sobre a operação) devem igualmente ser fornecidos.

 Que cuidados devem ser observados quando efetua uma transferência?

Quando decidir efetuar uma transferência bancária, o consumidor deve verificar, previamente, todos os dados, designadamente o montante a transferir, o nome e o número de conta ou IBAN do beneficiário.

Se fizer a transferência numa caixa automática, ao indicar o NIB do beneficiário consegue previamente visualizar o nome associado à conta do beneficiário, permitindo-lhe confirmar a identidade do destinatário da transferência.

 Informe-se connosco. A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico [email protected]. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler artigo completo