Transição energética deve custar 3,75 biliões de euros anuais daqui a 10 anos

6 meses atrás 57

A estimativa da BlackRock aponta para um valor anual acima do dobro dos registos de 2023. A região da Ásia-Pacífico deverá ser o centro dos investimentos, de acordo com um especialista.

A transição para energias verdes deverá custar cada vez mais de ano para ano, atingindo os 4 biliões de dólares anuais (3,75 biliões de euros, à taxa de câmbio atual) em meados da próxima década, de acordo com uma estimativa da BlackRock.

Os números correspondem ao dobro da expetativa anterior, que apontava para 2 biliões de dólares (1,87 biliões de euros).

De modo a que se atinjam os 3,75 biliões, serão necessários investimentos, tanto ao nível do capital privado como público, de acordo com o líder de mercados capitais da BlackRock, Michael Dennis. O responsável refere que a Ásia-Pacífico deve ser um dos focos desta vertente, já que fica no “centro das oportunidades de investimento em energia e vemos isto em múltiplas áreas, tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes”.

Desde 2004, o valor investido subiu de 33 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros), para 1,8 biliões de dólares (1,69 biliões de euros) no ano passado. No total, a transição energética já custou 19 biliões de dólares (17,8 biliões de euros), de acordo com os dados recolhidos pela empresa.

Ler artigo completo