Transporte de passageiros voltou a crescer no verão, com o uso dos comboios a acelerar

9 meses atrás 57

O transporte de passageiros continuou a crescer no terceiro trimestre deste ano, mas menos acentuadamente no transporte aéreo e metropolitano, segundo mostram os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), divulgados esta quarta-feira.

Os dados da “Atividade dos transportes” mostram que o transporte metropolitano continua a ser o mais usado pelos portugueses, tendo contabilizado entre julho e setembro 63,7 milhões de passageiros, mais 16,2% que em igual período do ano passado. No segundo trimestre, esta categoria de transporte tinha apresentando um crescimento superior (18%).

O segundo meio mais utilizado é o comboio, com um total de 53,2 milhões de passageiros. Este meio de transporte apresentou um crescimento homólogo superior ao registado no segundo trimestre do ano (19,1%, versus 12,8%).

Segue-se o movimento nos aeroportos, onde se contabilizaram 20,9 milhões de passageiros ao longo do terceiro trimestre, ou seja, mais 13,1% que no mesmo trimestre de 2022. Entre abril e junho este movimento tinha crescido 14,9%.

Relativamente ao transporte menos usado, o transporte de passageiros por via fluvial, o INE nota que este cresceu 19,9% a nível homólogo (18,7% no trimestre anterior), para 7,4 milhões de passageiros.

Por fim, no que se refere ao transporte de mercadorias, “registou-se um aumento por via ferroviária (2,3%) e decréscimos por via marítima (-5,6%), via aérea (-6,1%) e rodoviária (-10,9%)”.

Ler artigo completo