Três motores elétricos e 1419 cv. A fórmula da Ford para Pikes Peak

3 semanas atrás 61

É com a F-150 Lightning SuperTruck que a Ford quer voltar a «atacar» a mítica rampa de Pikes Peak. Ao volante estará o francês Romain Domas.

Já aqui tínhamos falado da Ford F-150 Lightning SuperTruck, a «super pick-up» inspirada na F-150 Lightning com a qual a Ford regressa à Pikes Peak International Hill Climb. Porém, se antes não sabíamos os números em torno deste «monstro», agora o caso é outro.

A base do projeto foi a Ford SuperVan 4.2 que subiu a mítica rampa no ano passado e que bateu o recorde da categoria Pikes Peak Open — estabelecido em 2019 — por quase 37 segundos (8min47,682s), com o francês Romain Dumas ao volante.

O mesmo é dizer que a mecânica da F-150 Lightning SuperTruck continua a ser composta por três motores elétricos que em conjunto entregam 1044 kW (1419 cv) de potência e que são alimentados por uma bateria de alto rendimento com células NMC (níquel, manganês e cobalto).

Ford F-150 Lightning Supertruck© Ford

O que muda?

Ainda que a máquina elétrica seja a mesma, o visual desta F-150 Lightning SuperTruck não podia ser mais diferente da SuperVan 4.2 que a Ford levou à edição de 2023 daquela que é conhecida como a “corrida até às nuvens”.

E mesmo que a inspiração tenha sido a Ford F-150 Lightning que se pode encontrar nos concessionários da marca da oval azul, pouco ou nada restou dela, com exceção do nome. Tudo o resto é diferente.

Ford F-150 Lightning Supertruck© Ford

Desenvolvida em parceria com a STARD (Stohl Advanced Research and Development), esta «super pick-up» conta com um pacote aerodinâmica radical, longe das restrições regulamentares que estamos habituados a ver no mundo da competição.

Destaca-se a imponente asa traseira, com os seus suportes maciços em formato «pescoço de ganso», o enorme difusor de ar dianteiro, as condutas de ar laterais, as tomadas de ar nos faróis e no capô e claro, o túnel traseiro de proporções épicas.

Graças a isto, não é de admirar que esta «super pick-up» seja capaz de gerar 2721 kg (6000 lb) de força descendente aos 242 km/h (150 mph). Impressionante!

Mas há mais. Encontramos ainda travões carbocerâmicos, para enfrentar as curvas exigentes das montanhas do Colorado, e para melhorar as ligações ao solo, foi escolhido um conjunto de jantes forjadas em magnésio «vestidas» com pneus Pirelli P-Zero.

Uma cara bem conhecida ao volante

Tal como aconteceu em 2023, ao volante da F-150 Lightning Supertruck, no dia 23 de junho, estará Romain Dumas, detentor do recorde absoluto da «corrida até às nuvens» com o Volkswagen I.D.R, em 2018, com um tempo final de 7min57,148s.

Leia ainda: Ford Capri pode regressar mas não da forma que imagina

Romain Dumas, que já venceu a mítica rampa por diversas ocasiões, declarou estar entusiasmado para estar novamente atrás do volante de um modelo especial assinado pela Ford: “em testes, a F-150 Lightning SuperTruck ultrapassou as minhas expectativas”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Bronco?
Ler artigo completo