Três Taças por três clubes diferentes? Joel Rocha é o primeiro a fazê-lo

6 meses atrás 7242

NOTA: para esta contabilização, o zerozero só teve em conta os treinadores que orientaram as respetivas equipas na final da Taça de Portugal

O passado sábado, em Sines, foi de festa para o SC Braga. Em franco crescimento nos últimos anos, a equipa minhota conseguiu, por fim, o primeiro título para a secção, tornando-se na décima equipa a vencer a Prova Rainha do futsal português.

O feito, para a dimensão dos Gverreiros, é notável. À conquista do primeiro troféu na modalidade junta-se a interrupção de uma larga hegemonia de Sporting e Benfica nas provas nacionais - desde 2013/14 que todos os troféus nacionais foram conquistados pelos rivais de Lisboa.

Recuemos então a 2014 para começar esta história que vai desaguar a um só homem: Joel Rocha. O homem que, 10 anos depois, volta a tirar um título português aos grandes do futsal nacional e que fez história ao tornar-se o primeiro treinador a vencer três Taças de Portugal... por três clubes diferentes.

AD Fundão, Benfica... e SC Braga

Joel Rocha
12 títulos oficiais

Ainda hoje, 10 depois, a conquista da Taça de Portugal por parte da AD Fundão é um feito assinalável para o futsal português. Deixando pelo caminho o Sporting (16 avos), a Desportiva entrou na final four de Oliveira de Azeméis como outsider devido à presença do Benfica... que havia de perder a final no prolongamento.

Quem liderava uma equipa que, na época, tinha nomes como André Sousa, Nuno Couto, Mário Freitas ou Pany Varela era um jovem treinador que tinha assumido o comando técnico da equipa beirã três épocas antes. Esta temporada 2013/14, onde venceu a Taça e chegaria à final dos play-off, acabaria mesmo por ser a última no clube, rumando depois ao Benfica.

Na Luz, Joel Rocha foi, de imediato, feliz. Em 2015 ganharia Liga e Taça de Portugal, sendo que, no caso da Prova Rainha, seria a segunda consecutiva para o seu palmarés. Igualou, nesse ano, Adil Amarante, técnico que também conquistou duas Taças de Portugal. E, mais do que isso, chegaria aos feitos de Paulo Fernandes e Alípio Matos, que venceram Taças por dois clubes diferentes.

Em 2017, Joel Rocha viria a conquistar, novamente pelo Benfica, uma nova Taça de Portugal e agora, em 2024, fez história. Depois da saída da Luz, o técnico assumiu o ambicioso projeto do SC Braga. Com o símbolo dos Gverreiros ao peito, o mister ganhou a sua quarta Taça de Portugal - só Nuno Dias, com seis, ganhou mais -... por três clubes diferentes. Ninguém o tinha feito. Até Joel Rocha levantar - literalmente - a Prova Rainha.

@SC Braga

Portugal

Joel Rocha

NomeJoel Tiago Gonçalves Rocha

Nascimento/Idade1981-10-18(42 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoTreinador

Ler artigo completo