Tribeca Film Festival: Lisboa no centro das atenções cinematográficas mundiais

2 horas atrás 15

Lisboa está, definitivamente, na moda. Mais do que um destino de eleição de milhões de turistas em todo o mundo, a capital portuguesa começa também a ser palco para os eventos internacionais mais exclusivos do planeta. É o caso do Festival Tribeca, que começou hoje e decorre durante todo o fim de semana.

Fundado há duas décadas em Nova Iorque pelo ator Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal, o evento foi criado com o intuito de destacar a cultura cinematográfica no sul da ilha de Manhattan, em Nova Iorque. Certo é que a dimensão do certame, que começou pequenino, evoluiu de tal ordem que é hoje um dos Festivais mais reconhecidos no setor.

Robert De Niro, o malogrado ator de 81 anos que leva milhões de pessoas às salas de cinema, que assina a ideia deste projeto, está, naturalmente, em Portugal para participar do evento. Durante a apresentação do festival fez questão de sublinhar a importância da escolha da cidade das sete colinas para palco do Tribeca: “Todos os anos, o nosso objetivo é unir as comunidades, despertar a criatividade e inspirar novas ondas de inovação. Significa muito para nós trazermos este mesmo espírito a Lisboa – uma cidade que borbulha com uma renovada promessa cultural e económica.”

O Festival Tribeca resulta de uma parceria entre a Tribeca Enterprises, a estação televisiva SIC, a plataforma de streaming OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa.

Este fim de semana, no Beato Innovation District, o Festival terá grandes nomes do cinema e do entretenimento, tanto nacionais como internacionais, num programa que inclui filmes, conversas e atuações musicais.

Entre os mais de cem convidados e participantes estarão presentes os criadores do projeto, a produtora Jane Rosenthal e o ator Robert De Niro, os atores Chazz Palminteri, Albano Jerónimo, Daniela Ruah, Griffin Dune, Whoopi Goldberg, Afonso Pimentel, Alba Baptista, Joaquim de Almeida, o comediante Ricardo Araújo Pereira, a produtora portuguesa Joana Vicente, o diretor de conteúdos da Prime Vídeo para Portugal e Espanha Ricardo Carbonero, a atriz e modelo Sara Sampaio, o músico Dino d’Santiago e a cantora Gisela João e os escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

O espaço divide-se em quatro palcos. No Tribeca Talks, passarão os fundadores do festival e grandes nomes da representação nacional e internacional. Aqui, os convidados vão discutir sobre a forma como se chega até «uma grande história», o poder tanto da comédia, como do drama na saúde mental, o impacto da inteligência artificial na produção cinematográfica e o empoderamento das mulheres.

Haverá, claro, filmes e estreia exclusivas de películas de cinema. No World Stories vão passar “Anora”, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e “In the Summers”, de Lacorazza Samudio, premiado num outro Festival de cinema, o canadiano Sundance.Haverá ainda espaço dedicado à produção nacional, no palco Made in Portugal, com um desfile de 12 filmes nacionais.Num outro espaço de conversa mais informal, o Untold Stories, será debatido o impacto do digital na indústria, o fenómeno do poder das comunidades, a carreira dos atores e como os portugueses chegaram a Hollywood.

Programas mais que suficientes para aproveitar ao máximo o fim de semana. Para adquirir bilhetes, horários e programa oficial, consulte aqui.

Ler artigo completo