Tribunal absolve de homicídios piloto do acidente na praia da Caparica

4 meses atrás 74

O piloto acusado de dois homicídios durante uma aterragem de emergência numa praia da Caparica após uma falha de motor, em Agosto de 2017, foi absolvido esta terça-feira pelo Tribunal de Almada.

Carlos Conde d' Almeida estava acusado de condução perigosa de meio de transporte por ar e de dois crimes de homicídio por negligência, depois de a aterragem de emergência que fez no areal repleto de banhistas ter feito duas vítimas mortais, uma criança de oito anos e um homem de 56. Foram colhidos mortalmente pela aeronave, que fazia um voo de instrução quando registou uma falha no motor. Ao invés de tentar pousar na água, o piloto aterrou no meio da pequena multidão a banhos na praia de São João.

Apesar de difícil, por implicar o risco de o ultraleve capotar, a amaragem não era uma manobra impossível, já tendo sido feita no Tejo. Piloto e aluno saíram ilesos do acidente. Com longa experiência de voo, o arguido teve dois minutos para decidir o que fazer, entre a paragem do motor e a aterragem forçada, tendo passado quase metade deste tempo a tentar resolver o problema mecânico.

Ler artigo completo