Triumph Bonneville T120 Elvis Presley – Celebrar o ‘Rei do Rock and Roll’

3 semanas atrás 53

bonneville t120 elvis presley

Elvis Presley é, para todos os efeitos, uma personalidade inigualável no seu carisma e no talento para a música. Conhecido como ‘Rei do Rock and Roll’, Elvis tinha também uma enorme paixão pelo mundo do motociclismo. E ao longo da sua vida o cantor e ator norte-americano foi proprietário de várias motos, tendo estado ligado a algumas marcas, como a Triumph Motorcycles, a marca britânica que celebra este ídolo de milhões de pessoas com a nova edição limitada Bonneville T120 Elvis Presley.

Combinando estilo autêntico, desempenho e capacidades modernas, com um esquema de pintura com detalhes exclusivos, esta Bonneville T120 especial apresenta referências de estilo vindas do espetáculo televisivo mais icónico de Elvis: o ’68 ‘Comeback Special’.

As inconfundíveis letras douradas ELVIS, que representam as luzes do cenário, em conjunto com a assinatura de Elvis Presley, aparecem em destaque no depósito de combustível e nos painéis laterais.

bonneville t120 elvis presley

Os fãs mais conhecedores identificarão detalhes fascinantes, como o discreto emblema “Taking Care of Business in a Flash”, um lema pessoal que simbolizava a sua ética no trabalho, e cujo design se evidenciava nos colares oferecidos por Elvis a cada um dos membros da ‘Memphis Mafia’.

A cor profunda Carnival Red foi inspirada na Bonneville personalizada pelo artista J Daar, em 2023, feita para angariar verbas para a Elvis Presley Charitable Foundation. Uma moto que a Revista Motojornal aqui lhe apresentou em maior detalhe.

Tal como a Bonneville T120 TT que apareceu no western de comédia ‘Stay Away Joe’ e as Bonneville que foram oferecidas à ‘Mafia de Memphis’ em 1965, a atual T120 mantém o ADN icónico Bonneville, apresentando uma silhueta intemporal e depósito de combustível esculpido, algo que tanto agradou a Elvis.

As listras do depósito na cor Aluminium Silver complementam os guarda-lamas, acentuados pelos detalhes de linha dourada pintados à mão. Um acabamento cromado de alta qualidade foi aplicado a peças cuidadosamente selecionadas, incluindo o escape de camada dupla com silenciadores ‘peashooter’ clássicos, adicionando detalhes de luxo a este modelo emblemático.

bonneville t120 elvis presley

Esta colaboração especial oferece aos fãs das motos e da música uma oportunidade sem precedentes de possuir um pedaço da história lendária de Elvis com a Triumph.

Limitadas a 925 unidades em todo o mundo, as Bonneville T120 Elvis Presley apresentam um grampo de guiador numerado com assinatura de Elvis Presley gravada a laser, e cada uma delas será entregue com um disco de ouro da Sony, numa capa exclusiva de Elvis Presley e Triumph Motorcycles, com um certificado de autenticidade personalizado e assinado pelo CEO da Triumph, Nick Bloor, e por Jamie Salter, Fundador, Presidente e CEO da ABG, Elvis Presley Enterprises.

“Tem sido incrível ver a reação dos clientes à Bonneville personalizada que angariou uma boa soma para ações de solidariedade no início deste ano, e à nossa procura pelas Bonneville da ‘Mafia de Memphis’, que já desvendou pistas fascinantes”, afirma o diretor comercial da Triumph, Paul Stroud no momento da revelação desta edição limitada. “Com tanto interesse revelado nesta história até agora, estamos confiantes de que os nossos clientes ficarão entusiasmados com a possibilidade de adquirirem esta magnífica homenagem ao artista a solo mais vendido de sempre, quando chegar os concessionários”.

A edição limitada Bonneville T120 Elvis Presley apresenta um conjunto de instrumentação de duplo mostrador, que combina um velocímetro analógico, tacómetro e ecrã LCD multifunções integrado, para uma leitura mais fácil das informações apresentadas, em todas as condições de luz.

bonneville t120 elvis presley

Detalhes refinados, como o emblema clássico de três barras no depósito de combustível e as aletas do motor maquinadas, são mais alguns dos detalhes que se mantêm fiéis à icónica Bonneville de 1959.

Combinando desempenho moderno e eficiência com carácter intemporal, o bicilíndrico paralelo de 1200 cc que encontramos na Bonneville T120 Elvis Presley proporciona um desempenho potente e rico em binário, com o som inconfundível de um ‘british twin’ e um carismático intervalo de ignição de 270°.

Especificamente afinado para fornecer um binário elevado desde a gama baixa de rotações até à gama média, o motor da T120 é conhecido pelo seu desempenho emocionante.

Este motor bicilíndrico debita 105 Nm de binário máximo a apenas 3.500 rpm e a sua potência atinge os 80 cv às 6.550 rpm. Com um sistema de refrigeração líquida cuidadosamente concebido, o motor cumpre, e até, de acordo com a Triumph Motorcycles, excede os requisitos de homologação Euro5, e apresenta uma economia de combustível assinalável.

Reconhecida pela sua condução ágil e inspiradora de confiança na estrada, ciclística específica, com posição de condução descontraída, a Bonneville T120 Elvis Presley tem um assento para dois ocupantes, que oferece conforto durante todas as viagens, com uma altura baixa de apenas 790 mm do solo.

bonneville t120 elvis presley

O sistema de ABS de última geração trabalha a par de um par de pinças dianteiras flutuantes Brembo de dois pistões, que por sua vez ‘mordem’ discos de 310 mm.

Isto ajuda a proporcionar, de acordo com a marca britânica, uma sensação e potência soberbas para uma travagem confiante, enquanto o ABS de última geração da Triumph e o controlo de tração, que pode ser desligado, maximizam a segurança e o controlo mesmo nos momentos de condução mais exigentes.

Por outro lado, a Bonneville T120 Elvis Presley está equipada com tecnologia de alta especificação. Possui acelerador ‘ride-by-wire’, controlo de tração que pode ser desligado e ainda um útil ‘cruise control’. Tudo isto incluído no equipamento de série.

Para a tornar ainda mais fácil de utilizar, o condutor pode escolher entre os modos de condução Rain e Road, que adaptam o comportamento da moto às condições que encontra. Os toques mais modernos incluem luzes LED, tomada de carregamento USB-A sob o assento e imobilizador.

Galeria de fotos Triumph Bonneville T120 Elvis Presley

De acordo com a Triumph Portugal, a nova Bonneville T120 Elvis Presley estará disponível a partir de 17.195€. Os clientes interessados podem reservar já a sua unidade ou saber mais em triumphmotorcycles.pt .

As motos chegarão aos concessionários a partir de agosto de 2024, sendo que a produção total para todo o Mundo será de apenas de 925 unidades, todas numeradas. Por isso, já sabe, se é fã de Elvis Presley e junta a isso a paixão pela icónica ‘Bonnie’, não pode perder muito tempo!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo