Triunfo na primeira mão das meias? Dragão tem sido implacável perante este cenário

6 meses atrás 105

É certo que ainda há um jogo por disputar, mas a verdade é que o FC Porto deu um passo de gigante na luta pela chegada à final da Taça de Portugal. Na visita ao reduto do Vitória SC, os dragões triunfaram por 1-0 e estão agora a um jogo- que será disputado daqui a duas semanas- de carimbar o passaporte para o Jamor.

O 🔵FC Porto nunca perdeu uma meia-final a duas mãos na 🇵🇹Taça de Portugal, após vencer a 1.ª mão fora de casa por 1+ golo de diferença (6 ocasiões) pic.twitter.com/5fGGqRBXnA

— Playmaker (@playmaker_PT) April 3, 2024

Se o ato de conseguir uma vantagem numa eliminatória é sempre importante, por mais pequena que ela seja, maior dimensão ganha se se tiver em conta o histórico dos azuis e brancos nesta fase da competição.

De acordo com um levantamento feito pelo PlaymakerStats do zerozero, os dragões chegaram sempre à final da prova rainha quando venceram a primeira mão das meias-finais, tal como aconteceu na noite desta quarta-feira. Este cenário verificou-se em seis ocasiões, num registo que mostra o quão implacável costuma ser o conjunto azul e branco quando se apanha na frente da eliminatória nesta fase da competição. Agora, de forma natual, a equipa de Sérgio Conceição faz mira ao possível embate com o Sporting.

Além deste dado, há outros registos estatísticos que merecem destaque nesta partida.

Com o triunfo em Guimarães, o FC Porto reforçou o recorde de vitórias consecutivas na Taça de Portugal, que está agora fixado em 19. O anterior recorde, que estava na 'posse' do Benfica (1981/82), era de 16.

Por fim, Pepê igualou o seu melhor registo goleador numa temporada ao serviço do FC Porto. O polivalente jogador brasileiro chegou aos seis golos, igualando assim o registo que tinha alcançado em 2021/22.

Ler artigo completo