Trubin impressionado: «Em Portugal, nem se se ouve o jogador que está ao teu lado»

7 meses atrás 81

Anatoliy Trubin, guardião do Benfica que chegou no início da presente temporada, está impressionando com o clube encarnado, mas também com o país. Numa longa entrevista concedida à Federação Ucraniana de Futebol, na sequência do prémio de melhor guarda-redes ucraniano de 2023, o jovem de 22 anos falou sobre os seus primeiros meses na capital portuguesa. 

«É uma grande cidade do futebol, há muitos clubes de diferentes níveis, há estádios lendários que acolheram finais, do Euro 2004 e da Taça dos Campeões Europeus. Lisboa está impregnada de futebol», começou por dizer, deixando elogios ao campeonato português.

«O campeonato é surpreendentemente competitivo, não perdoam perdas de pontos ou séries negativas», afirmou, falando ainda do ambiente no Estádio da Luz. 
 
«Fiquei muito impressionado. Quando o estádio está cheio há a sensação de um verdadeiro jogo em casa, de futebol genuíno. Isso faz muita falta na Ucrânia, todos nós – jogadores, treinadores, adeptos – perdemos o hábito e sentimos falta disso. Em Portugal, nem se se ouve o jogador que está ao seu lado», acrescentou.

«É preciso estar preparado para a pressão dos adeptos»

Aquando da sua mudança para Portugal, Trubin revelou agora que recebeu conselhos de um ex-jogador dos encarnados: Roman Yaremchuk.

«Quando cheguei ao Benfica, avisou-me: 'O Benfica é um clube de topo, tudo é ao mais alto nível, é preciso estar constantemente preparado para a pressão dos adeptos, porque eles só querem ganhar'. Lembro-me das palavras do Roman. Gosto muito de ter mudado para um clube tão ambicioso, onde os adeptos exigem sempre o máximo», relembrou o guardião que esta temporada soma já 25 jogos pelo Benfica. 

«Estou muito grato a Portugal e ao seu povo»

Fora das quatro linhas, Trubin deixou ainda uma palavra de agradecimento a Portugal, e aos portugueses, por todo o apoio que disponibilizaram para a Guerra da Ucrânia. 

«Estou muito grato a Portugal e ao seu povo pelo que estão a fazer pelos ucranianos comuns durante a guerra. Cada vida, história humana, não tem preço. Os portugueses, em geral, são pessoas muito simpáticas. No Benfica, começaram imediatamente a perguntar-me como iam as coisas na Ucrânia, se estava tudo bem com os meus familiares», explicou. 

«No início da guerra, havia três ou quatro referências à Ucrânia nas notícias todos os dias. Agora, infelizmente, são mais os bombardeamentos e tragédias em grande escala que acontecem e continuam a acontecer. Contudo, a simpatia dos portugueses não muda. Sei que alguns jovens futebolistas ucranianos encontraram refúgio no Benfica», finalizou o jovem internacional ucraniano. 

Ucrânia

Anatoliy Trubin

NomeAnatoliy Volodymyrovych Trubin

Nascimento/Idade2001-08-01(22 anos)

Nacionalidade

Ucrânia

Ucrânia

PosiçãoGuarda Redes

 Benfica x Estoril - Meia Final

Ler artigo completo