Trump ataca ex-congressista que comentou o seu odor. "Usem máscara"

9 meses atrás 115

Por norma, insultos pessoais e estéticos não entram na política. Mas a norma, como nos temos tentado habituar ao longo dos últimos sete anos, não se aplica a Donald Trump. O antigo presidente dos Estados Unidos já brincou, em campanha eleitoral ou como presidente, com: o suor de Marco Rubio; o "sonolento" Joe Biden; o Ron 'Almôndega' DeSantis; imitou um jornalista com deficiência física; comparou a sua mulher com a mulher de Ted Cruz; e... muitos, muitos outros casos.

Os insultos pessoais de Trump são tantos que o New York Times tem uma lista completa dos nomes usados entre 2015 e 2021, só através da rede social Twitter (agora X). São entre 6 mil a 10 mil insultos e o formato da peça parece uma autêntica enciclopédia (e são precisos alguns minutos só para carregar a página).

Mas desta vez, o feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Adam Kinzinger, um antigo congressista republicano e um dos maiores opositores de Donald Trump dentro do seu partido, comentou no passado sábado que o ex-presidente terá um odor 'forte' e não se poupou nas dicas.

"Fico genuinamente surpreendido como pessoas próximas de Trump nunca falaram do seu odor. É mesmo algo de contemplar. Usem uma máscara se puderem", atirou.

I’m genuinely surprised how people close to Trump haven’t talked about the odor.

It’s truly something to behold. Wear a mask if you can

— Adam Kinzinger (Slava Ukraini) 🇺🇸🇺🇦🇮🇱 (@AdamKinzinger) December 16, 2023

O insulto foi algo surpreendente, até porque não houve qualquer incidente envolvendo o ex-presidente e candidato às presidenciais de 2024 que merecesse, aparentemente, o ataque ao seu alegado cheiro.

A aparência de Donald Trump tem sido um assunto algo evitado por comentadores e jornalistas ao longo da sua carreira política ou mesmo profissional. Fora as milhares de piadas feitas sobre o seu enigmático penteado (ainda hoje o seu 'funcionamento' permanece um mistério), os únicos que se atreveram a comentar o aspeto físico do antigo presidente têm sido comediantes em talk shows, habitualmente para gozar com o peso que Trump alega ter nos seus vagos exames médicos ou sobre a sua dieta que inclui, assumidamente, muita 'fast food'.

A equipa do antigo presidente não demorou muito a retaliar, contudo, optando por devolver um insulto do mesmo nível (que optámos por não traduzir à letra). "Adam Kinzinger 'soltou gases' em direto e é uma fraude desempregada. Ele desgraçou o seu país e desrespeita todos os que o rodeiam porque é um indivíduo triste, e está zangado devido à vida miserável que acabou por ter", vociferou a campanha de Trump, citada pelo The Huffington Post.

Kinzinger, que deixou a Câmara dos Representantes para se tornar numa das principais figuras conservadoras anti-Trump na CNN norte-americana, não respondeu mais.

Segundo o site The Independent, o cheiro de Trump foi comentado uma outra vez, pela comediante Kathy Griffin. Durante uma entrevista com a sobrinha do antigo presidente, Mary Trump, uma psicóloga que explicou num livro as relações problemáticas e tóxicas que influenciaram a personalidade do seu tio, Griffin descreveu o cheiro de Donald Trump como "distintivo" e que "não é noticiado o suficiente".

Kathy Griffin reveals Trump's "distinctive smell" and it's just ewwwww.... pic.twitter.com/LDu0fmxdwb

— Nicole Hickman James (@nicolejames) November 19, 2023

Para Kathy Griffin, Trump tem um cheiro de "odor corporal com uma espécie de produtos de maquilhagem perfumados". A reação da sobrinha do antigo presidente é, também, digna de nota.

Leia Também: Trump diz que nunca leu 'Mein Kampf' e reforça ataques a migrantes

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo