Trump (em silêncio) faz furor em convenção, Biden lembra que não é o único "velhote" na corrida

2 meses atrás 41

Mundo

Joe Biden volta a garantir que não desiste da recandidatura à presidência dos Estados Unidos. Numa entrevista à televisão NBC, o democrata admitiu que está velho mas assegurou que mantém a agilidade mental. As declarações coincidem com o inicio da convenção republicana, onde Trump apareceu em público pela primeira vez depois do atentado.

Ainda estava nos bastidores e já ensaiava o gesto: o punho erguido parece ser o novo símbolo de Trump. Fê-lo no sábado quando foi alvejado na Pensilvânia e repetiu-o agora no Wiscounsin.

Ainda com a orelha tapada, foi recebido de forma apoteótica na abertura da convenção republicana. O candidato nem precisou falar, o discurso vai ficar para os próximos dias. Trump já fez saber que o alterou, depois de ter sido alvo da tentativa de homicídio.

A novidade do primeiro dia, é a escolha de J.D. Vance para candidato republicano à vice-presidência. O senador do Ohio, tem 39 anos. Sempre foi um crítico de Trump. Chegou mesmo a chamá-lo "idiota irrepreensível" e a compará-lo a Hitler, mas agora estão lado-a-lado para derrotar o democrata Joe Biden.

"A Rússia não teria invadido a Ucrânia se Donald Trump fosse presidente. Toda a gente concorda com isso. Mesmo muitos dos meus colegas democratas concordam com isso em privado", disse J.D Vance, candidato republicano a vice-presidente dos EUA.

"Bem, não é invulgar rodear-se de pessoas que concordam totalmente com ele, no que diz respeito ao registo de votação, apoiam-no, embora se voltarmos atrás e ouvirmos as coisas que JD Vance disse sobre Trump", afirma Joe Biden, presidente dos EUA.

Além de criticar a escolha de J. D Vance para número 2 dos republicanos, na entrevista à NBC, Biden admitiu que não foi feliz quando disse que os democratas deviam ter Trump como alvo, sem saber o que estaria para vir.

"Eu não disse mira, quis dizer alvo, quis dizer focar nele. Concentrem-se no que ele está a fazer", explica Biden.

Da entrevista sai também a garantia de que será candidato. Biden assegura que mantém o vigor, mesmo a nível intelectual e lembra que não é o único idoso nesta corrida.

"Oiça, já faço isto há muito tempo. A ideia de que sou o velhote. E sou, sou velho, mas só tenho mais três anos do que o Trump. Em primeiro lugar, e em segundo, a minha acuidade mental tem sido muito boa. Em três anos e meio, fiz mais do que qualquer presidente fez desde há muito, muito tempo. Por isso, estou disposto a ser julgado por isso", explica o presidente dos EUA.

A nomeação de Biden é ainda uma questão em aberto: a convenção dos democratas está marcada para Chicago, entre 19 e 22 de Agosto. A dos republicanos termina na quinta-feira. Nas ruas de Milwaukee, há manifestações pró e contra a nomeação de Donald Trump.

Ler artigo completo