Turco condenado a 20 anos por naufrágio que matou 94 migrantes em Itália

7 meses atrás 54

Um cidadão turco foi condenado a 20 anos de prisão pelo Tribunal de Crotone, no sul de Itália, pelo seu papel no naufrágio de um navio de migrantes, que matou pelo menos 94 pessoas em fevereiro de 2023.

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita a imprensa italiana, o tribunal impôs ainda uma multa de três milhões de euros Gun Ufuk, que foi condenado por ser o 'cabecilha' de um grupo de contrabando de pessoas que organizou a viagem que partiu de Izmir, na Turquia. 

Os procuradores italianos alegaram que Ufuk estava a pilotar a embarcação de 20 metros, que transportava cerca de 180 pessoas. No entanto, o homem negou ter cometido qualquer crime e alegou que estava a bordo do barco para tentar fugir à perseguição política na Turquia.

Após o naufrágio, Ufuk fugiu para a Áustria e foi detido pelas austríacas no mês seguinte.

Salvatore Falcone, advogado do agora acusado, considerou que o seu cliente era um bode expiatório para o facto de os serviços de emergência italianos não terem respondido à ocorrência de forma adequada e já adiantou que vai recorrer do veredito.

A embarcação afundou na madrugada de 26 de fevereiro de 2023 na praia de Crotone, em Steccato di Cutro, e a maioria dos migrantes era oriundo do Paquistão, Sri Lanka e Afeganistão. 

Leia Também: ONG denunciam condições de vida "degradantes" em campo de migrantes grego

Ler artigo completo