Ucrânia. Coligação ocidental vai entregar 800.000 projéteis em breve

6 meses atrás 55

"Arrecadamos o valor total para comprar todas as munições", explicou Pavel, sem especificar o valor da compra e mostrando-se confiante de que esses projéteis poderão ser entregues à Ucrânia dentro de poucas semanas.

Pavel - um antigo general da NATO -- tinha antecipado esta medida durante a Conferência de Segurança de Munique, em meados de fevereiro.

Com outros parceiros da NATO, incluindo a Dinamarca e o Canadá, a República Checa detetou meio milhão de munições calibre 155 e 300.000 munições calibre 122, que estavam disponíveis em países terceiros.

De acordo com o jornal Financial Times, a coligação de 18 países precisou de angariar 1,3 mil milhões de euros para financiar esta compra.

A iniciativa pretende compensar as deficiências da indústria de defesa europeia, que procura satisfazer a procura de Kyiv por munições de artilharia, face aos avanços russos.

Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha, Lituânia, Países Baixos, Noruega e Suécia estão entre os países contribuintes.

A União Europeia comprometeu-se a entregar um milhão de projéteis a Kyiv até março, mas apenas 30% deles foram entregues, segundo as autoridades ucranianas.

Leia Também: Ex-comandante das Forças da Ucrânia nomeado embaixador no Reino Unido

Ler artigo completo