Ucrânia. Pelo menos 2 mortos em ataque massivo de 'drones' contra Rússia

4 meses atrás 94

O Ministério da Defesa russo afirmou em comunicado que abateu 51 'drones' aéreos que atacaram a Crimeia, 44 na região de Krasnodar, seis sobre a região de Belgorod e outro sobre a região de Kursk.

As autoridades russas atribuíram o ataque massivo sobre o seu território às forças ucranianas.

O governador da região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, anunciou na noite de quinta-feira a morte de uma mãe e o seu filho de quatro anos durante um ataque que atingiu a aldeia de Oktyabrski.

Na região de Krasnodar (sudoeste), as autoridades locais afirmaram na rede social Telegram que dois 'drones' ucranianos atingiram e incendiaram uma refinaria em Tuapse, na orla do Mar Negro, sem causar vítimas.

Vários meios de comunicação russos transmitiram vídeos, ainda não verificados, que alegadamente mostram este ataque. No Telegram, as autoridades distritais anunciaram ao início da manhã de hoje que o incêndio já havia sido extinto.

O governador da região de Krasnodar, Veniamine Kondratiev, por sua vez, afirmou durante a noite de quinta-feira um ataque com 'drones' atingiu uma "infraestrutura civil" em Novorossiysk, um grande porto no Mar Negro, e causou incêndios.

O meio de comunicação russo Astra, citando fontes anónimas, afirmou que o ataque poderia ter afetado dois depósitos de petróleo em Novorossiisk e dois terminais na área portuária.

O Ministério da Defesa russo também afirmou ter destruído seis 'drones' navais nas águas do Mar Negro.

Na Crimeia, a cidade de Sebastopol, quartel-general da frota russa no Mar Negro, foi "parcialmente" privada de energia porque uma subestação elétrica foi danificada pela "restos de 'drones' abatidos", disse Mikhail Razvojaiev, o governador local nomeado por Moscovo, no Telegram.

Razvojaiev, numa mensagem separada naquela rede social, anunciou o encerramento temporário de escolas e infantários em Sebastopol, devido a estes cortes de energia.

O governador local disse que os reparos na rede elétrica local podem levar "cerca de um dia".

O exército russo afirma regularmente repelir ataques de 'drones' ucranianos, mas raramente afirma ter abatido tantos.

A Ucrânia ainda não comentou o ataque. Nos últimos meses, Kyiv tem reivindicado regularmente ataques contra instalações industriais e energéticas na Rússia.

Estes ataques com 'drones' acontecem quando as forças russas lançam uma ofensiva na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, em particular para impedir ataques contra o território da região russa de Belgorod.

Leia Também: Zelensky alerta que ataques russos ameaçam segurança energética da Europa

Ler artigo completo