Ucrânia. Zelensky demite principal comandante do Exército

7 meses atrás 88

Oleksandr Syrskyi será o sucesso de Zaluzhny. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa da Ucrânia, alegando que o exército do país necessita de um novo rumo, quando a guerra em território ucraniano está quase a completar dois anos.

“Novas abordagens e novas estratégias são necessárias. Hoje, uma decisão foi tomada pensando na necessidade de mudar a liderança das forças armadas da Ucrânia”, disse Rustem Umerov num comunicado.

Today, I made the decision to renew the leadership of the Armed Forces of Ukraine.

I am grateful to General Zaluzhnyi for two years of defense. I appreciate every victory we have achieved together, thanks to all the Ukrainian warriors who are heroically carrying this war on… pic.twitter.com/GBj9gBI0vT

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 8, 2024

A demissão de Valerii Zaluzhny está a causar alguma polémica na Ucrânia devido à popularidade do comandante no seu próprio país, e depois de Volodymyr Zelensky ter pedido para Zaluzhny se demitir, algo que o militar recusou fazer.


“Encontrei-me com o General Valerii Zaluzhnyi. Agradeci-lhe pelos dois anos que esteve a defender a Ucrânia. Discutimos a renovação de que necessitam as forças armadas da Ucrânia. Também discutimos quem podia fazer parte da renovada liderança e o tempo para mudar é agora. Propus ao General Zaluzhny para continuar a fazer parte da nova equipa”, escreveu Zelensky na rede social X.

Esta quinta-feira, o presidente da Ucrânia anunciou nas redes sociais a saída do general e a chegada de Syrskyi para o novo cargo.

“Hoje, tomei a decisão de renovar a liderança das forças armadas da Ucrânia. Nomeei o Coronel-General Oleksandr Syrskyi como o líder das forças armadas”.

“Isto não é sobre nomes nem sobre política. Isto é sobre o nosso sistema militar, sobre a liderança das forças armadas da Ucrânia e envolver a experiência de guerra destes comandantes e combatentes”, anunciou Zelensky.

Ler artigo completo