Ucraniano com "graves dificuldades respiratórias" resgatado de navio

3 meses atrás 86

Um cidadão ucraniano, de 49 anos, foi resgatado de um navio que se encontrava ao largo da Figueira da Foz por estar com "graves dificuldades respiratórias e quadro convulsivo", revelou, este sábado, a Capitania do Porto da Figueira da Foz.

Em comunicado enviado às redações, a capitania explicou que a embarcação Salva-vidas 'Patrão Moisés Macatrão' "foi empenhada, ao fim da tarde do dia de hoje, numa missão com o objetivo" de resgatar um "tripulante de nacionalidade ucraniana", que se encontrava a bordo do navio 'Torpo', com bandeira dos Barbados, e apresentava "graves dificuldades respiratórias e quadro convulsivo".

O alerta foi dado pelas 18h08, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, numa altura em que o navio a "cerca de 20 milhas náuticas (cerca de 32 quilómetros) a sudoeste do porto da Figueira da Foz". 

O navio foi então instruído a aproximar-se "à máxima velocidade disponível para entrada da barra" do porto e, "face ao quadro clínico do tripulante indiciar bastante gravidade", uma equipa médica embarcou na embarcação Salva-vidas "de modo a permitir realizar uma avaliação e apoio imediato a bordo do navio".

Após a vítima ter sido estabilizada e terem sido criadas as condições necessárias para o seu transbordo, a embarcação Salva-vidas regressou ao porto da Figueira da Foz pelas 21h21.

No local, estava já a Polícia Marítima e uma ambulância preparada para transportar a vítima para o Hospital Distrital da Figueira da Foz

Leia Também: Atropelamento faz um ferido grave junto a McDonald's na Figueira da Foz

Ler artigo completo