UE adia decisão de mais tarifas sobre importação de elétricos chineses

3 meses atrás 69

A UE adiou a data de revelação dos resultados da sua investigação aos apoios dos elétricos chineses para depois das eleições parlamentares.

A União Europeia (UE) atrasou a revelação dos resultados da sua investigação sobre os incentivos do estado chinês aos carros elétricos chineses importados.

As conclusões da investigação e a decisão de aplicar ou não tarifas adicionais de importação, estava inicialmente previsto para dia 5 de junho. Agora os resultados da investigação só serão conhecidos para a próxima semana, provavelmente dia 10 de junho (data a confirmar), após as eleições europeias, que terão lugar dia 9 de junho.

aiways u6 cascais© Aiways Aiways U6

Esta decisão foi justificada com o objetivo de “manter a questão fora da fase de campanha eleitoral”, de acordo com a revista alemã, Spiegel. No entanto, a Reuters avançou, de acordo com uma das suas fontes, que o adiamento do prazo pode estar relacionado com um problema técnico de última hora relacionado com o documento.

A investigação, oficialmente iniciada no dia 4 de outubro de 2023, já encontrou “elementos de prova suficientes que indiciam” que os carros elétricos importados da China são alvos de subvenções pelo governo chinês. A UE poderá responder com novas tarifas de importação, além da já estabelecida que é de 10%.

Leia ainda: Chineses voltam a brilhar no Euro NCAP mas não foram os únicos

Em resposta à ameaça de tarifas adicionais, a China anunciou que poderá impor tarifas de até 25% à UE e aos Estados Unidos da América (EUA), sobre os carros importados com motores de maior cilindrada, de acordo com informações a que a Câmara de Comércio da UE na China teve acesso.

Relembre que a UE não é a primeira a seguir este caminho, sendo que os EUA anunciaram um conjunto de tarifas sobre as importações da China, como uma tarifa de 100% sobre carros elétricos chineses. Fique a saber tudo o que está em jogo:

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em quanto tempo se tem de fazer a reinspeção em caso de chumbo na inspeção periódica obrigatória?
Ler artigo completo