UE chega a acordo sobre mandato de negociação com Balcãs Ocidentais

6 meses atrás 56

Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que há acordo sobre o mandato de negociação do Mecanismo de Reforma e Crescimento para os Balcãs Ocidentais, que prevê dois mil milhões de euros em subvenções e quatro mil milhões de euros em empréstimos, entre este ano e 2027.

"O mecanismo proposto é central para o plano de crescimento dos Balcãs Ocidentais, apresentado pela Comissão [Europeia] em novembro de 2023", acrescentou o Conselho.

O plano tem como propósito "apoiar os parceiros da UE naquela região com as reformas socioeconómicas, incluindo em matéria de Estado de direito e direitos fundamentais", para apoiar o processo de alargamento do bloco comunitário "e acelerar a convergência económica" com os 27.

Contudo, a UE só vai desembolsar o dinheiro previsto neste plano em função do cumprimento das reformas acordadas com os países dos Balcãs Ocidentais.

Os países desta região que são candidatos à adesão ao bloco político-económico são: Albânia, a Bósnia-Herzegovina, o Montenegro, a Macedónia do Norte e a Sérvia.

A Croácia foi o primeiro país desta região a aderir, em 01 de julho de 2013. O país aderiu à moeda única no dia 01 de janeiro de 2023.

O Kosovo é um potencial candidato.

Leia Também: Zelensky propõe a países dos Balcãs "produção conjunta de armas"

Ler artigo completo