UE impede compra da iRobot pela Amazon; negócio tinha um valor de 1,3 mil milhões de euros

7 meses atrás 78

A iRobot (os criadores dos robots Roomba) anunciou hoje que o negócio de compra da empresa pela Amazon não vai acontecer, escreve o The Verge. O anúncio tinha sido feito em Agosto de 2023 e, em Junho de 2023, a autoridade da concorrência do Reino Unido, a Competition and Markets Authority, tinha dado luz verde.

Contudo, na UE, a autorização estava dependente da Comissão Europeia (CE) que tinha colocado vários obstáculos a este negócio; na sequência desta decisão, tinha sido dado o prazo de 10 de Janeiro, para que a Amazon contestasse esta decisão, o que acabou por não acontecer.

Desta forma, a decisão da CE mantém-se e o acordo entre Amazon e iRobot não tem qualquer hipótese de avançar, no Velho Continente, por violar leis de mercado e de concorrência: «Estes obstáculos regulamentares indevidos e desproporcionados desencorajam os empresários», diz a Amazon.

Como o negócio entre as duas empresas não vai avançar, há lugar a indemnizações: a Amazon vai ter de pagar cerca de 90 milhões de euros à iRobot. Em paralelo com este anúncio, a marca de aspiradores robot anunciou o despedimento de 350 pessoas, o que representa 31% dos seus funcionários.

Ler artigo completo