UE nomeia novo Representante Especial para os Direitos Humanos

6 meses atrás 64

Num comunicado, o Conselho da UE indicou que Olof Skoog, que assumirá funções a 01 de março por um período inicial de dois anos, vai continuar o trabalho dos seus antecessores, contribuindo para "a aplicação da política comunitária em matéria de direitos humanos, das posições da UE sobre o fomento do cumprimento do direito internacional humanitário e do apoio à justiça penal internacional".

Além disso, o novo Representante Especial da União Europeia (REUE) "ajudará a definir uma voz europeia mais forte, através do diálogo sobre direitos humanos com Governos de países terceiros e organizações internacionais e regionais, bem como com organizações da sociedade civil e outros atores relevantes", indicou o Conselho.

O Representante Especial trabalhará em estreita colaboração com o Serviço Europeu para a Ação Externa e com as instituições do bloco comunitário para "garantir a eficácia e a visibilidade da política da UE em matéria de direitos humanos nas ações externas", referiu igualmente o comunicado.

Olof Skoog é um diplomata sueco com uma vasta experiência num grande leque de cargos a nível nacional e da Europa comunitária. Mais recentemente, foi chefe da Delegação da UE nas Nações Unidas entre dezembro de 2019 e agosto de 2023.

Os Representantes Especiais da União Europeia são propostos pelo Alto Representante para promover as políticas e interesses da UE em determinadas regiões e países, bem como questões de particular preocupação ou interesse para o bloco comunitário, desempenhando um papel ativo nos esforços de consolidação da paz, da estabilidade e do Estado de direito.

Os primeiros Representantes Especiais da UE foram nomeados em 1996. Atualmente, dez REUE apoiam o trabalho do Alto Representante da União para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell.

Leia Também: Direitos humanos? Amnistia Internacional faz recomendações aos partidos

Ler artigo completo