UE? Países balcãs candidatos prometem pleno uso do apoio de 6 mil milhões

7 meses atrás 77

Sérvia, Kosovo, Bósnia, Montenegro, Macedónia do Norte e Albânia encontram-se em diferentes fases do processo de adesão, e os seus líderes reuniram-se na capital da Macedónia do Norte, Skopje, onde afirmaram, numa declaração conjunta, que estão comprometidos "com o desenvolvimento dos seus países para seguirem os padrões europeus".

Em novembro, a Comissão Europeia apresentou um Plano de Crescimento para os Balcãs Ocidentais, para reforçar a integração económica com o mercado único da UE, impulsionar a integração económica regional, acelerar reformas fundamentais e aumentar a assistência financeira.

O plano inclui uma proposta de reforma e crescimento de seis mil milhões de euros a ser distribuído ao longo de três anos, 2024-2027, condicionado às reformas acordadas.

O seu principal objetivo é ajudar a duplicar a economia dos Balcãs Ocidentais ao longo da próxima década.

O financiamento espera resolver a frustração entre os residentes dos países candidatos com o ritmo lento do processo de adesão, bem como manter o alinhamento dos países com o Ocidente à medida que a guerra da Rússia contra a Ucrânia continua.

Estiveram presentes na reunião de hoje o Presidente sérvio Aleksandar Vucic, o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, Albin Kurti do Kosovo, Milojko Spajic do Montenegro e o primeiro-ministro da Macedónia do Norte, Dimitar Kovachevski.

O Secretário de Estado Adjunto dos EUA para Assuntos Europeus e Eurasiáticos, James O'Brien, e o responsável da Direção-Geral da Política de Vizinhança e das Negociações de Alargamento, Gert Jan Kopmann, também estiveram presentes.

"Cada país é responsável pelas suas próprias reformas e por trabalhar com o maior número possível de vizinhos", frisou O'Brien.

"Portanto, agora, os países que tomarem a iniciativa obterão os benefícios mais cedo e não terão de esperar até que alguma disputa não relacionada seja resolvida", acrescentou.

Leia Também: Borrell confiante de desbloqueio de mais 5 mil milhões à Ucrânia

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo