UE preparada para ajuda de emergência no Afeganistão após inundações

5 meses atrás 73

"Estamos a monitorizar de perto a situação no norte do Afeganistão, afetado por fortes chuvas e inundações devastadoras. As avaliações iniciais dos danos e das necessidades mais urgentes estão em curso e estamos preparados para enviar ajuda de emergência da União Europeia (UE)", disse Janez Lenarcic, numa publicação na rede social X, citado pela agência noticiosa Efe.

As inundações repentinas na província de Baghlan, no norte do Afeganistão, causaram 300 mortes, segundo o Programa Alimentar das Nações Unidas (PAM), enquanto o Governo afegão, nas mãos dos talibãs, reduziu o número total para 153, em várias províncias.

O PAM, que distribui alimentos aos sobreviventes, informou hoje que as inundações também destruíram cerca de 1.000 casas em Baghlan.

O principal porta-voz do Governo afegão, Zabiullah Mujahid, afirmou em comunicado, que o executivo interino ordenou a mobilização de "todos os recursos disponíveis para realizar as operações de resgate".

O Afeganistão tem enfrentado fortes nevascas, chuvas intensas e inundações repentinas nas últimas semanas.

O país asiático é um dos mais vulneráveis do mundo às alterações climáticas e o menos preparado para se adaptar, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

A somar à situação vulnerável está a interrupção de grande parte da ajuda internacional e o congelamento dos fundos do país, após a tomada do poder pelos talibãs em agosto de 2021.

Leia Também: Número de mortos no Afeganistão devido a cheias repentinas sobe para 300

Ler artigo completo