Último jogo do Shakhtar «em casa» foi há 10 anos: CEO do clube «mantém o sonho»

2 semanas atrás 38

Donbass Arena, um deserto inabitável. A última vez que o Shakhtar Donetsk - atual campeão ucraniano - jogou «em casa» foi há, exatamente, 10 anos, numa vitória por 3-1 diante do Illichivets.

Derivado do conflito na região de Donbass, na Ucrânia, e à guerra com a Rússia, o emblema histórico da Ucrânia deixou de atuar em casa e começou a jogar com «a casa às costas». Durante este período de 10 anos, o Shakhtar foi campeão por seis ocasiões - em 23/24 é líder isolado -, mas a saída de Donetsk deixou marcas [n.d.r: recorde aqui o artigo dedicado ao Shakhtar, um clube sem casa].

De resto, Vítor Severino, em declarações ao nosso portal, relatou o seguinte: «O presidente nunca foi ao estádio ver um jogo nosso. Em conversas que tinha com o Darijo Srna, ele dizia que o presidente só voltava ao estádio quando o Shakhtar jogasse em Donetsk.»

Volvidos 10 anos do dia 02/05/2014, o campeão da Ucrânia continua longe de Donetsk e o CEO do clube - Sergei Palkin -, em declarações às plataformas do Shakhtar, mostrou-se emocionado: «Vivemos os momentos mais marcantes em Donetsk, juntamente com os nossos adeptos, neste estádio. As bancadas cheias da Donbass Arena criaram sempre uma atmosfera incrível de celebração ao futebol.»

«O Shakhtar Donetsk mantém o sonho de um dia regressar a casa - à livre ucraniana Donetsk -, ao nosso estádio e aos nossos fiéis adeptos. Imaginamos um futuro em que voltaremos a pisar os terrenos sagrados da Donbass Arena, trazendo alegria e emoção aos nossos adeptos com exibições espetaculares e vitórias», completou Palkin.

De recordar que o emblema ucraniano defrontou o FC Porto por duas ocasiões esta temporada, sendo que, no jogo em casa, a equipa de Donetsk atuou na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

Ler artigo completo