“Ultradireita oferece-se para formar Governo”, diz imprensa espanhola sobre Portugal

6 meses atrás 53

A imprensa espanhola designa o Chega de “ultradireita” e dá destaque ao pedido de negociações por parte de André Ventura para um Governo à direita.

O crescimento do Chega nos resultados das eleições legislativas que se realizaram este domingo em Portugal merecem amplo destaque na imprensa estrangeira, com o “El Economista” a retratar que a ultradireita vai oferecer-se para formar Governo.

O partido liderado por André Ventura obteve 18,06% dos votos de acordo com o portal oficial das eleições legislativas, com 1.108.764 votos que vão possibilitar a entrada de 48 deputados. Recorde-se que o Chega tinha conseguido eleger 12 deputados em 2022.

O “El Economista” dá destaque às declarações do líder do Chega e à insistência na possibilidade de formar um Governo: “A AD pediu uma maioria e os portugueses disseram que essa maioria é do Chega e da AD. Seria irresponsável que não houvesse essa união. Somos responsáveis, todos somos chamados a essa alternativa”, argumentou.

André Ventura destacou também “uma noite histórica” que “acabou com o bipartidarismo em Portugal” e “fará uma firme maioria de direita”. Questionado sobre se já tinha falado com o líder do PSD, Luís Montenegro, André Ventura pediu algum tempo. “Hoje ainda não. Amanhã seria bom que se começasse a falar de pressupostos”.

Ler artigo completo