Um a um: conheça os adjuntos de Vítor Bruno no FC Porto

2 dias atrás 35

No dia 1 do FC Porto, os dragões divulgaram todos os nomes que integrarão a equipa técnica liderada por Vítor Bruno. Alguns já eram conhecidos, outros são agora confirmados, embora não possam ser considerados uma surpresa. 

Comecemos pelos nomes de Diogo Almeida e Luís Miguel. Esta será a dupla responsável pelo trabalho diário do quarteto de guarda-redes do plantel principal. Diogo e Luís substituem Diamantino Figueiredo e Vedran Runje, que seguirão Sérgio Conceição para o próximo destino (ainda por conhecer) do anterior treinador portista. 

Além dos treinadores desta área específica e exigente no trabalho do plantel, Vítor Bruno faz-se acompanhar ainda de Nuno Piloto, Vítor Gouveia, Óscar Tojo (preparador-físico/fisiologista) e Carlos Pintado (analista).  

O zerozero apresenta em detalhe cada um destes nomes, no slideshow associado. 

Falta dizer que há mais um lote de profissionais a trabalhar noutras funções. Mais nos bastidores, se nos é permitida a expressão. José Ferreirinha Tavares coordenará a formação, sempre em contacto com Jorge Costa, o responsável pela ligação entre os plantéis profissionais, e a equipa de análise terá ainda André Rafael CardosoJosé Carlos Monteiro, que reportarão a Carlos Pintado.

Telmo Sousa mantém-se como recuperador físico e Pedro Miguel Silva chega do Al Duhail para ser o coordenador da performance física. 

Nuno Piloto

© FC Porto

. IDADE: 42 anos

. FUNÇÃO: adjunto

Fez a esmagadora maioria da carreira de futebolista ao serviço da Académica de Coimbra. Foi na Cidade de Conhecimento que conheceu Vítor Bruno e que com ele estabeleceu uma relação de confiança e respeito. Deixou os relvados em 2017 e teve experiências nos bancos do União de Coimbra, nos juvenis da Académica e na B SAD, até ser chamado ao Dragão. Desempenhará o papel de auxiliar e conselheiro do treinador principal. 

Vítor Gouveia

© FC Porto

. IDADE: 43 anos

. FUNÇÃO: adjunto

Depois da estreia na I Liga em Barcelos, onde auxiliava o irmão Tozé Marreco no Gil Vicente, a mudança para o FC Porto. Natural de Miranda do Corvo, passou também pelas camadas jovens da Académica e fez depois o percurso de futebolista sobretudo no Mirandense. Em 2005 assumiu no Sourense o primeiro desafio no treino e passou por vários clubes da Zona Centro até seguir em 2020 para a seleção de Angola, onde auxiliou Pedro Gonçalves. Foi protagonista da rubrica Escrita em Dia, no zerozero, depois de publicar o livro «Treino em Futebol». 

Diogo Almeida

© FC Porto

. IDADE: 34 anos

. FUNÇÃO: treinador dos guarda-redes

Muito jovem, Diogo é detentor de um notável currículo. Trabalhou já com Rúben Amorim, Artur Jorge e Miguel Cardoso, antes de integrar as equipas técnicas de Jorge Costa em Viseu e na Vila das Aves. É, de resto, um nome da inteira confiança do 'Bicho', admirador das suas competências técnicas e humanas. Esteve dez anos ligado ao SC Braga e passou ainda pelo Rio Ave na época 2020/21. Enquanto guarda-redes, Diogo representou o Ermesinde e o Paços de Ferreira nas camadas jovens. Ao longo das últimas épocas, vários dos keepers com quem trabalhou receberam o galardão de melhor do mês na baliza. 

Óscar Tojo

© FC Porto

. IDADE: 44 anos

. FUNÇÃO: fisiologista e preparador-físico

Alentejano, natural de Évora, teve um percurso modesto no Lusitano e em pequenos clubes da região enquanto atleta. Em 2002, apenas com 22 anos, iniciou a ligação ao mundo do treino e subiu patamar atrás de patamar, até experimentar passagens pelo México (Santos Laguna e Cruz Azul) e Arábia Saudita (Al Shabab), sempre com Pedro Caixinha. No país azteca trabalhou também no Tigres, mas antes teve uma pequena passagem pela FPF, onde trabalhou na Seleção Nacional de sub21. Será uma figura determinante na gestão física do grupo. 

Carlos Pintado

© Kapta+

. IDADE: 37 anos

. FUNÇÃO: analista

Vai entrar na décima época consecutiva no FC Porto, mas agora a trabalhar diretamente com o treinador principal. Terá a ser cargo o campo de análise tático, nas suas várias vertentes. É natural de Chaves e trabalhou vários anos no Desportivo local, até se mudar em 2008 para o SC Braga e em 2010 para os juniores do Salgueiros. Chegou em 2015 ao Dragão, já depois de trabalhar nos sub15 do Rio Ave.

Luís Miguel

© FC Porto

. IDADE: 53 anos

. FUNÇÃO: treinador dos guarda-redes

Desde 2003 a encarregar-se do trabalho da 'posição mais solitária do mundo', Luís Miguel já trabalhara em 16/17 nos sub19 do FC Porto, na altura com António Folha e João Brandão. Nos últimos cinco anos esteve no Médio Oriente, sempre com Pedro Emanuel. Primeiro nos EAU e depois na Arábia Saudita. Acompanhava desde 2017 o antigo defesa central dos dragões. 

Ler artigo completo