Um ano, seis estreias: Jota Silva foi o último, mas lembra-se dos outros?

6 meses atrás 55

Roberto Martínez assumiu o comando técnico da seleção nacional em janeiro de 2023 e, dois meses depois, protagonizou a sua estreia em jogos oficiais como Selecionador. Desde aí, 12 jogos se passaram e seis jogadores tiveram oportunidade de somar, pela primeira vez, minutos ao serviço de Portugal. Jota Silva, que se estreou esta quinta-feira em Guimarães (5-2) foi o caso mais recente. Vamos recordar os outros...

Logo em março de 2023, diante do Liechtenstein (4-0), Gonçalo Inácio foi o primeiro a ter essa oportunidade. O defesa central do Sporting foi chamado e somou os 90 minutos no primeiro jogo de qualificação para o Europeu. 

Ainda na qualificação, mas nos jogos de outubro, houve direito a nova estreia. Diante da Bósnia, houve tempo para a estreia do jovem talento do Benfica, João Neves, que entrou na reta final do encontro que terminou 0-5

Ainda assim, o recorde de estreias aconteceu em novembro passado, na penúltima jogo da qualificação, diante do Liechtenstein. Portugal venceu por 0-2 e, para a história, ficam os primeiros minutos de José Sá que, apesar de vários anos de presenças em contexto de seleção, só teve essa oportunidade com Roberto Martínez, bem como as estreias de Toti Gomes e João Mário, defesa do FC Porto. 

Todas estas estreias ocorreram em jogos oficiais e ainda durante a qualificação para o Europeu. Jota Silva, chamado agora pela primeira vez, também já teve essa oportunidade, ainda que tenha sido em jogo de preparação. 

À espreita para se juntarem a esta lista, estão Samuel Soares, Diogo Leite, Francisco Conceição e Dany Mota, todos eles integrados na comitiva de trabalho que agora prepara o próximo jogo, frente à Eslovénia. 

Portugal

Gonçalo Inácio

NomeGonçalo Bernardo Inácio

Nascimento/Idade2001-08-25(22 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoDefesa (Defesa Central)

 Sporting x SC Braga

 Sporting x SC Braga

Ler artigo completo