Um Clássico entre Reis e Águias

7 meses atrás 72

Já é um dos duelos históricos da Liga Portugal. Vitória SC e Benfica são emblemas de rigor e de valor em Portugal e, este domingo, defrontam-se pela 182ª vez. A 158ª a contar para a Primeira Liga.

O Estádio D. Afonso Henriques, palco de todas as emoções, é o lar da turma comandada por Álvaro Pacheco. Chegado há poucos meses, o técnico já demonstra «estar em casa» e com o plantel do seu lado.

As escolhas não deverão ter muito por onde fugir. Jota Silva, Tomás Ribeiro e Zé Carlos podem ser suspensos para o duelo com o Portimonense, caso sejam admoestados com cartão amarelo diante das águias, mas essa não deverá ser justificação para fazer alterações a fundo - para além da substituição de Bruno Varela por lesão.

Os conquistadores chegam a este jogo depois de duas vitórias em dérbis do Minho, diante do FC Vizela por 0-1 e Gil Vicente por 3-1. A onda motivacional está alta, mas Álvaro Pacheco garante: «Vamos ter que saber sofrer e teremos que estar tranquilos para saber lidar com essas situações. Com bola, o objetivo passa por colocarmo-nos em zonas em que nos sentimos confortáveis, ou seja, no meio-campo ofensivo.»

O Benfica não tem passado recente diferente. Não perde (no tempo regulamentar) desde início de novembro, frente à Real Sociedad, e o último empate aconteceu com o Estoril Praia, na Taça da Liga, que terminou com a eliminação das águias nas grandes penalidades.

Sem grandes alterações em vista, Roger Schmidt não deve mudar o plano em relação ao onze inicial apresentado para o jogo com o FC Vizela, na última quinta-feira. João Mário deve regressar às escolhas e Álvaro Carreras é a opção mais provável, após a exibição no Minho. 

Em antevisão, o treinador alemão foi perentório. «Temos de procurar os momentos onde podemos recuperar a bola, com muito esforço, muita pressão. Temos de ser muito bons com bola, temos de mostrar a nossa qualidade e organização. E depois, claro, temos de encontrar os nossos momentos no ataque como sempre fazemos. Queremos jogar bom futebol e trazer para casa os três pontos.»

Superioridade encarnada nos confrontos

Começámos esta antevisão a escrever sobre este tópico. São 181 jogos entre Vitória SC e Benfica. 157 partidas a contar para a Primeira Liga.

Aqui, a superioridade é dos encarnados. 126 vitórias do Benfica. Apenas 25 do Vitória SC. No entanto, há um ponto a ressalvar: na última vez que se encontraram no D. Afonso Henriques, estes emblemas não foram além de um empate sem golos, ainda em outubro de 2022.

Na casa vitoriana, há 19 vitórias do emblema caseiro, 19 empates e 50 resultados favoráveis às águias. Para a Liga, o Vitória SC não vence o Benfica em casa desde... 2012. Será que apagam este registo e voltam a carimbar três pontos ou o emblema da Luz aumenta o fosso?

Ler artigo completo