Um conquistador em Inglaterra: Jota Silva apresentado no Nottingham

2 meses atrás 65

Ponto final numa das novelas deste mercado. Com interessados na Rússia, Jota Silva acabou por preferir a Premier League e, na manhã desta quinta-feira, foi oficializado no Nottingham Forest, clube com o qual se comprometeu até 2028. Por Guimarães, para já, ficam sete milhões de euros, com a possibilidade de, mediante objetivos, serem 12 milhões.

Após realizar uma época de sonho em 23/24 - com, inclusive, uma chamada à seleção nacional -, Jota tornou-se num nome apetecível para vários clubes pela Europa. O zerozero sabe que existiu uma proposta a rondar os 12 milhões de euros a pronto - do Krasnodar - mas prevaleceu a vontade do jogador: rumar ao campeonato inglês.

A oferta inglesa situou-se na casa dos sete milhões de euros. Contudo, caso realize 15 jogos - onde dispute, pelo menos, 45 minutos - os vitorianos recebem mais três milhões de euros; caso marque dez golos, o valor acresce mais dois milhões de euros. Muito dinheiro a chegar a Guimarães e uma nova peça nas mãos de Nuno Espírito Santo, técnico do 17º classificado na última edição da Premier League. Além disso, o Vitória SC fica com 20 por cento de uma venda futura.

Pelo Vitória SC, o avançado de 24 anos deixou marca ao apontar, ao longo de pouco mais que duas épocas, 20 golos em 83 jogos.

Desta forma, Jota dá mais um passo na sua interessante caminhada. Em 2019, brilhava pela distrital do Porto, ao serviço do Sousense. De degrau em degrau, chegou a um dos melhores campeonatos do mundo, pronto a vestir as cores de um bicampeão europeu.

Ler artigo completo