Um contracetivo masculino reversível? Resultados do estudo surpreendem

3 meses atrás 78

Um novo método contracetivo masculino mostrou-se eficaz em testes feitos com ratos, segundo os resultados preliminares de um estudo publicado na revista Science. Além de reversível, a técnica desenvolvida por investigadores do Baylor College of Medicine, dos Estados Unidos, parece causar poucos efeitos secundários. Ainda assim, não há previsão de quando será testado em humanos.

Os cientistas testaram o método em 12 ratos de laboratório. Os animais receberam uma dose diária injetável do composto CDD-2807 por 21 dias. Durante este período, os ratos não tiveram ninhadas, mesmo acasalando.

Leia Também: Descoberta alarmante. Tatuagens podem ser um fator de risco para cancro

Os exames feitos aos testículos dos ratos que receberam o CDD-2807 mostram que os animais tinham não só menos espermatozoides como gametas hiperativados. Os investigadores explicam que o CDD-2807 consegue inibir uma proteína chamada serina/treonina quinase 33 (STK33).

Os ratos não demonstraram sinais de toxicidade ao tratamento. O CDD-2807 não se acumulou no cérebro nem alterou o tamanho dos testículos. A aplicação do contracetivo foi suspensa por 53 dias. Após esse período, os ratos voltaram a produzir ninhadas, mostrando que o método pode ser reversível. 

Leia Também: Descobertos nutrientes que podem ajudar a evitar casos de demência

Ler artigo completo