Um líder agiganta-se nos momentos de aperto

5 meses atrás 83

O Santa Clara, perante os seus adeptos, somou três preciosos pontos diante do CD Tondela (1-0). No Estádio de São Miguel, os pupilos de Vasco Matos tiveram um grande constrangimento estrutural, mas conseguiram contornar a situação com uma machadada brasileira.

A formação açoriana voltou a entrar em campo no habitual 3-4-3, com Vinícius Lopes, Bruno Almeida e Alisson Safira a serem os elementos mais adiantados. Já Sérgio Gaminha, técnico dos visitantes, montou um vincado 4-3-3. André Ceitil foi o escolhido para ocupar uma função recuada no miolo, sendo o farol da respetiva equipa.

Os minutos inaugurais da partida ficaram marcados por um grande equilíbrio, com ambos os conjuntos a procurarem assumir as rédeas do jogo. Contudo, a falta de inspiração no último terço foi notória, para alívio de Gabriel Batista e Léo Navacchio. Rui Gomes e Alisson Safira bem tentaram fazer o gosto ao pé, mas a mira não esteve particularmente afinada. 

Os primeiros 45 minutos acabariam por ficar marcados por uma grande infantilidade, no meio de um turbilhão de faltas. Aos 25', Paulo Henrique deu uma cotovelada a Hélder Tavares e, como tal, foi admoestado com a cartolina vermelha por António Nobre. Um incidente que levou ao aumento do caudal ofensivo dos auriverdes.

Apesar da inferioridade numérica, o emblema de Ponta Delgada teve uma oportunidade dourada para surpreender os forasteiros, já na segunda parte. Cícero Alves, com um erro grosseiro, entregou o ouro ao bandido, mais precisamente a Vinícius Lopes. Porém, em posição privilegiada, o avançado acabou por perder o duelo com Navacchio, que protagonizou uma grande intervenção.

O momento-chave da disputa viria a acontecer aos 61'. Pedro Ferreira desmarcou-se pelo corredor direito e desferiu um cruzamento preciso. Vinícius Lopes, um dos elementos mais inconformados durante todo o jogo, apareceu de rompante ao segundo poste e, com um pequeno desvio, empurrou o esférico para dentro das redes.

Lucas Barros, nos últimos suspiros do encontro, também acabou por ser expulso, fruto de uma agressão. Com este resultado, o Santa Clara distancia-se, provisoriamente, na liderança da Liga Portugal SABSEG. Já o CD Tondela ocupa o sexto posto da tabela classificativa, com 45 pontos.

SANTA CLARA

EMPATE

CD TONDELA

Ler artigo completo